No terceiro episódio da série de vídeos de Ecoa "Cada ação importa", sobre iniciativas e atitudes que contribuem para um mundo melhor, o ambientalista, escritor e líder indígena Ailton Krenak fala sobre a importância de entender a Terra como parte de nós, seres humanos.
"Se você disser que a natureza é um recurso, ela é um recurso para que e para quem? Além desse grave equívoco de acreditar que a natureza é um recurso, ele vem acompanhado de uma outra percepção: de que a natureza é uma coisa diferente de nós, os seres humanos", diz.
O escritor, que lançou em junho deste ano o livro "Ideias para Adiar o Fim do Mundo", faz uma reflexão sobre a humanidade e a natureza nos tempos atuais. "Se a gente conseguisse se afetar com a ideia de que, para além dos seres humanos, a vida está em todos os lugares, como nós poderíamos entender que uma empresa pode ser dona de uma montanha? Picar a montanha, botar nos contêineres e mandar para a China? A Terra não é uma propriedade."
Para Krenak, o mundo ainda vai ser reconfigurado, mas por um pensamento gentil, um pensamento que gosta do mundo.
Já escutei muita gente dizendo: 'Ah, mas os índios são muito preguiçosos, eles não fazem nada no lugar onde vivem'. Pelo contrário, eles fazem a experiência mais interessante que existe nesses lugares: viver."
Ailton Krenak, ambientalista, escritor e líder indígena