André Trigueiro é jornalista e um dos principais comunicadores sobre meio ambiente na imprensa brasileira. Ele também é professor e criador do curso de jornalismo ambiental na PUC-RJ e editor-chefe do programa Cidades e Soluções.
Quando Trigueiro se tornou âncora do Jornal Nacional em 2020, as notícias não eram boas. A Amazônia teve recordes de desmatamento, e o Pantanal foi consumido por incêndios. Eram cenários já conhecidos do país, mas Trigueiro foi confrontado por uma realidade nova. "A novidade no Brasil é uma política antiambiental", diz em entrevista para Ecoa.
Trigueiro nasceu em 1966 no Rio de Janeiro. Começou a carreira no rádio e foi contratado como repórter para a Rede Globo em 1993. Em 1996, foi escalado como apresentador na estreia da GloboNews. Em 2006, criou o Cidades e Soluções, um dos primeiros a falar sobre sustentabilidade no país. "Hoje é difícil imaginar um chefe de estado, político, empresário ou do terceiro setor que seja contra sustentabilidade", diz.
Nas redes, Trigueiro une ciência e espiritualidade ao receber de católicos a monges budistas na mesma mesa. "Não deveria existir uma separação conceitual [entre espiritualidade e ciência]", pontua.
Em maio, ele também reuniu nomes como Sebastião Salgado e Ricardo Abramovay para discutir o futuro do meio ambiente no país. Não à toa, também retomou o Cidades e Soluções em um momento considerado grave. Afinal, ele quer continuar a propor caminhos para o futuro quando mais se precisa.