O Morro da Conceição, periferia de Recife (PE), tem um histórico de organização social e política, especialmente na década de 1980. Foi lá que a líder comunitária Edcléia Santos, 62, conheceu a luta por moradia e pelos direitos das mulheres. Hoje, Cleia, como é chamada por quem a acompanha, é cofundadora e coordenadora do grupo Espaço Mulher, que reúne cerca de 30 mulheres negras, trabalhadoras domésticas ou donas de casa, que vivem no bairro do Passarinho, zona norte da capital pernambucana.
O grupo nasceu em meio às reivindicações de Cleia e outros moradores por melhores condições de moradia, já que viviam numa área de risco do Morro da Conceição. O envolvimento dela ganhou impulso em 1987, durante um programa do Governo Federal de distribuição de tíquetes de leite — o contato com a rede de mulheres que tinham os filhos cadastrados ajudou a trajetória social e política de Clélia.
Foi quando ela estava esperando sua vez de retirar o auxílio que encontrou a amiga Vera Guedes. Foi a convite dela que Cleia participou pela primeira vez de um espaço de discussão sobre condições de vida, moradia e segurança das mulheres do morro. Na época, tinha 30 anos.
Cleia ajudou a fundar o bairro onde vive. Foi lá que construiu a casa própria onde criou a família. Dos quatro filhos, perdeu dois, um deles em meio à violência. Foi lá que, há 21 anos, ela e mais nove mulheres do Passarinho criaram um dos principais movimentos feministas da periferia de Recife. Tudo isso dentro de uma Kombi.
A aproximação com o ativismo, mesmo comunitário, foi o que deu asas a Edcléia. A partir das reuniões, construiu um caminho de empoderamento, liberdade e inspiração para outras mulheres como ela, negras, trabalhadoras domésticas e mães de jovens negros.
A primeira vez que eu saí sem filho, sem marido, só com as mulheres, foi para a inauguração de um grupo lá em Paulista, cidade vizinha a Recife. Parecia que eu tinha saído da gaiola! Eu fiquei encantada. Foi daí que começou minha militância" Edcléia Santos, líder comunitária e coordenadora do Grupo Espaço Mulher