Em São Paulo, um homem chora no centro do palco do Teatro Itália, localizado no elegante e histórico edifício Terraço Itália, no centro da cidade. O artista interpreta o personagem chamado de "homem abandonado", que integra a terceira e última apresentação da peça "Falasartes e a Máquina dos Sonhos", com encenações interativas inglesas de palco de arena, que intercala textos, canções brasileiras e italianas, e artes cênicas circenses.
No enredo, o rapaz vaga sem rumo, lamentando ter sido abandonado pela mulher. Na quase véspera de Natal, nos bastidores, por detrás da performance artística, está o paulistano Kleber Karat, 47, em situação de rua há cinco anos, que com lágrimas escorrendo dos olhos e borrando a maquiagem recém-pintada diz estar em um "momento de redução de danos" —dependente químico há 30 anos e usuário de cocaína, a droga o afastou de sua família.
"Perdi laço com meus pais e irmãos. Já fui casado, tenho um filho de sete anos e não o vejo há três. Quero ser um Kleber diferente, deixar de viver de mentiras. Esse vai ser o primeiro final de ano que me chamaram de novo para passar com eles", diz Karat.