Abrir uma banana, comer a polpa e jogar a casca no lixo. Uma atitude tão comum que fazemos sem nem parar para pensar... Mas que deveríamos. A casca da banana também é comestível, tem sabor neutro que vai bem em receitas doces ou salgadas e tem duas vezes mais potássio e mais vitamina C do que a polpa. Mas, então, por que a jogamos fora?
"É um preconceito muito enraizado que trazemos de gerações passadas, de quando a sociedade superou períodos difíceis e passou a valorizar a fartura, gerando muito desperdício de comida", explica a nutricionista Camila Kneip.
Não é só da banana que estamos falando. Cascas, folhas, talos e sementes de muitos alimentos que poderiam ser aproveitados vão direto para o lixo. O desperdício também acontece com comidas que estragam na despensa e na geladeira. De acordo com um relatório da Embrapa de 2018, cada brasileiro desperdiça, em média, 41,6 kg de comida por ano.
Agora, o mundo passa por uma crise. Com mais de um milhão de casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus, muitos estão em quarentena para tentar frear a disseminação da Covid-19. Negócios estão fechados, funcionários foram demitidos, autônomos estão sem trabalho e muitas famílias estão sem renda. Esta fase difícil pode ser um bom momento para mudar hábitos e quebrar tradições alimentares que já não fazem sentido. Acabar com o desperdício e usar os ingredientes integralmente ajuda a economizar dinheiro e ainda traz benefícios à saúde.