A Educação

Professores, alunos e especialistas traçam caminhos para repensarmos o ensino dentro e fora de aula

De Ecoa, em São Paulo

A educação é um dos pilares de qualquer sociedade civilizada. Por meio dela, quando aplicada com sucesso, muitos problemas estruturais podem ser solucionados. Para Ecoa, esse sucesso se dá quando o sistema forma cidadãs e cidadãos críticos, com conhecimento amplo e sólido em variadas áreas, valorizando um perfil humanista, em contato com a diversidade, e que coloque o aluno como protagonista de sua jornada de aprendizado.

As adversidades extras enfrentadas durante o desafio imposto pela pandemia reforçaram que é nítida a necessidade de repensar formatos, tecnologias e, principalmente, assegurar acesso a uma educação de qualidade para todos a população.

Pensando nisso, Ecoa conversou com dezenas de especialistas para ajudar a traçar caminhos possíveis para construir uma ideia do que deve ser a educação no presente e no futuro, além de oferecer caminhos e insights para a busca incessante por inovação dentro e fora da sala da aula — spoiler: ela pode estar justamente nos saberes tradicionais.

Nas próximas três semanas, essa imersão da equipe de Ecoa e de seus colaboradores ganha vida em reportagens especiais, entrevistas exclusivas, perfis e colunas para abordar a busca por conhecimento partindo dos mais variados lugares, vivências e realidades.

Acompanhe abaixo as reportagens em destaque sobre o tema. O índice será atualizado à medida em que novos conteúdos forem publicados.

Diários de Classe

Professores compartilham seus desafios e aprendizados durante a pandemia, e ajudam a caminhar para o futuro

Nos corredores da escola, é costumeiro ouvir que a programação só começa depois do Carnaval. Em 2020, foi justamente três semanas após o Carnaval que tudo parou, ou melhor, mudou. Não mais que de repente, os 2,2 milhões de professores da educação básica do Brasil tiveram de ressignificar seu trabalho.

Ecoa conversou com professores que trabalham em diferentes etapas de ensino e realidades, com estudantes de 6 ou 17 anos, vivendo em metrópoles ou pequenos vilarejos do interior, com acesso à internet ou sem acesso a meios essenciais de vida. O ano letivo de 2020 vai ficar marcado na vida docente pelas adaptações (...).

Ler mais

Causadores

  • Olá, meus queridos amigos!

    "É muito injusto comparar o meu trabalho com o de um professor. Eles têm uma quantidade gigantesca de conteúdo para entregar com pouquíssimo tempo para preparar esse material. Eu tenho quatro meses pra fazer um vídeo sobre um conteúdo. Quando um professor vai ter esse tempo para preparar um material?(...)"

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Sem professor ou carteira

    "Chegamos no lugar mais violento do mundo, na época, e percebemos que tínhamos que fazer uma educação diferente: escutar as pessoas que estavam fora das escolas. Para nossa surpresa, pediram uma escola sem carteira, sem professor e sem disciplina. Eu vou te explicar por que (...)"

    Imagem: Ricardo Borges/UOL
    Leia mais

Descolonizando o saber

Olhar para um currículo que valorize conhecimentos diversos traz representatividade para mais alunos no país

Kettlyn Vieira passava a noite do dia 7 de outubro de 2019 na casa da professora volante Larisse Moraes, em Porto Alegre. Quase não conseguiu dormir. No dia seguinte, pulou da cama mais cedo que o necessário e colocou a melhor roupa que tinha: um vestido rosa até o joelho e um laço amarelo só de um lado do cabelo. Assim, foi com a professora até prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, no centro da capital. Larisse se emociona até hoje ao lembrar do momento em que Kettlyn, trêmula, se posicionou na frente do elevador. O motivo da ansiedade na noite anterior estava logo ali, do outro lado das portas. Finalmente conheceria a escritora mineira Conceição Evaristo, de quem tanto tinha ouvido falar na escola (...).

Ler mais

Evasão por app

Pandemia aumenta temor de maior abandono dos estudos e mobiliza ações para mitigar o problema

São 11h30 de uma terça-feira. Encontro Igor esperando a distribuição de comida que uma igreja promove. Na longa fila, há moradores de rua, desempregados e entregadores de aplicativos, como ele. Um homem lhe dá o isopor com arroz e salsicha que estava no porta-malas do carro estacionado ali, e o garoto se senta em um banco do Largo da Batata, na zona Oeste de São Paulo, para se alimentar antes do expediente.

"No ano passado, repeti o 2º ano do ensino médio e já nem me matriculei depois. Só ia bem em geografia. Nas outras matérias não dava nada certo. Nem dividir eu sei direito. Desanimei geral", conta Igor Vidal de Souza, 18.

Almoçando junto, um companheiro mais veterano na entrega protesta: "Ô, moleque, tem que estudar. Se não, não cola mais com a gente" (...).

Ler mais

Entrevista: Miguel Nicolelis

  • Máquina de criar universos

    O pesquisador falou sobre o livro que acaba de lançar, "O verdadeiro criador de tudo" (Editora Planeta), em que trata sobre aquilo que diz serem criações do cérebro humano (dinheiro, religião, ideologia, entre outras). Falou ainda sobre os reflexos da pandemia na educação, na saúde mental, em nossa percepção sobre o tempo e fez previsões para o futuro da ciência no Brasil.

    Imagem: Bruno Santos/ Folhapress
    Leia mais

Escola do futuro

Para onde devemos olhar ao repensar o ensino no Brasil? Especialistas mostram que a resposta pode estar perto

O ano é 1995. Sentado atrás de uma mesa da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, o educador sul-africano Seymour Papert está calado. Ao lado direito dele, Paulo Freire é quem fala. "Eu constato que a escola está péssima, mas não constato que a escola está desaparecendo e vá desaparecer", o tradutor repete em inglês frases como esta dita pelo brasileiro para Seymour. Entre traduções intermediadas, os dois educadores dialogam sobre qual seria o futuro da Escola (...).

Ler mais

A esperança vem em cotas

Quase duas décadas depois, primeiros egressos do sistema de cotas incorporam a causa em suas trajetórias

Há quase duas décadas, o Estado esboçou ações que, embora longe de zerar uma histórica desigualdade racial, ao menos buscariam subsidiar uma maior diversidade e inclusão nos espaços de produção intelectual e reparar assimetrias com as quais a sociedade brasileira ainda lida.

Implementadas inicialmente pela reserva de cotas raciais em universidades públicas, as chamadas ações afirmativas foram instituídas em lei federal no ano de 2012, e, em menos de dois anos, passarão por uma revisão que poderá ditar mudanças em seus rumos (...).

Ler mais

Entrevista: Fernando Haddad

  • Movimento irreversível

    O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad esteve também à frente do Ministério da Educação (MEC) por sete anos. Hoje, olhando para trás, julga que desse período seu maior feito foi conseguir implantar uma "visão sistêmica da Educação", incluindo creches e cursos de pós-graduação como responsabilidade do MEC.

    Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress
    Leia mais

Ceará desafia a lógica

Apesar do baixo desempenho socioeconômico, Estado encontrou modelo para desenvolver educação e liderar ranking

O baixo desempenho econômico faz com o Ceará desafie a lógica do senso comum: é destaque nos rankings de avaliação do ensino. Tem o 2º melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para os anos iniciais do ensino fundamental, atrás apenas de São Paulo.

O sucesso do modelo educacional incentivou o Banco Mundial a organizar um estudo inédito que pode oferecer algumas respostas que expliquem o bom desempenho (...).

Ler mais

Sala de aula e mão na terra

Escolas agrícolas introduziram modelo de ensino que se divide entre aulas na escola, em casa e na roça

Quem caminha pela primeira vez pelo mato de Anchieta, cidade no interior do Espírito Santo, pode se surpreender com o prédio grande, azul e antigo que surge em meio ao verde. A construção está ali desde os anos 1930 e há 52 anos se transformou em uma instituição de ensino voltada para educação no campo. Recebeu nome e sobrenome de Escola Família Agrícola (EFA) Olivânia, de apelido Efa-O. Não é a única do tipo no Brasil, mas foi a primeira.

Atualmente, as escolas agrícolas estão em 22 estados do país, sendo a maior parte no nordeste. Espelhadas em um modelo europeu de ensino e fruto de um combinado de luta de movimentos sociais e ações de missionários católicos, elas chegaram como uma resposta ao aumento do êxodo rural e ao crescente empobrecimento das famílias capixabas na década de 1960 (...).

Ler mais

Ilhas de excelência

Sistemas pedagógicos pelo mundo podem ser inspiração para nos ensinar a repensar a escola básica brasileira

A autonomia dos alunos, o estabelecimento de metas pedagógicas que compreendem aprender a aprender, bem como a compreender a própria aprendizagem são alguns dos diferenciais que fizeram uma rede de escolas sueca ganhar o carimbo de "modelo perante o mundo. Detalhe: a rede é gratuita.

Em Portugal, outra unidade de ensino também tida como modelo considera que o conhecimento mais aprofundado de si próprio e um relacionamento solidário com a sociedade são parte de um sistema pedagógico que focaliza um aluno autônomo, no qual crianças que sabem ensinam as que não sabem. De novo aqui, falamos de uma iniciativa pública.

Sistemas pedagógicos como os da sueca Vittra e da portuguesa Escola da Ponte, descritos acima, resumidamente, são considerados modelos inovadores de ensino que ajudam a pensar os novos desafios do mundo (...).

Ler mais
Topo