É possível criar uma rotina que nos ajude a vivenciar tudo isso de uma maneira mais tranquila? O que você recomenda?
Nós podemos aumentar nossa imunidade melhorando a respiração. E não sou só eu que digo isso, vários médicos falam. Tendo uma respiração consciente. Parar tudo que está fazendo e dar respirações profundas, completas. Nisso, você oxigena melhor o corpo e o cérebro, o que lhe faz pensar melhor.
Outra coisa importante: não fique vendo o noticiário o dia inteiro, escolha duas vezes ao dia para se informar, porque isso é importante, mas não todo o tempo. Depois disso, faça práticas de silêncio, de meditação, de oração. Quem não gosta de meditar, ou de orar, leia. Leia textos inspiradores, desenvolva sua capacidade mental de percepção.
Fique em silêncio um pouquinho. Pode ficar sem fazer nada. Nada mesmo. Sem dormir, sem meditar. Fique alguns minutos apenas com a sua presença pura, fique apenas presente, respirando, sentindo o seu corpo, sentindo sua vida. E você vai ver que sua imunidade melhora.
Tenha também uma alimentação saudável, em horas regulares. E, principalmente, durma bem. Dormir é importante. Para ter uma boa noite de sono, "desligue" por umas duas horas a mente. Não veja televisão, não mexa no celular, não responda e-mails. E, por último, mande amor para todos os seres, não só para os seus familiares e amigos. Inclua toda a humanidade. Para que todos possam passar com tranquilidade por essa dificuldade.
Você acredita em uma transformação da sociedade após a pandemia?
Eu espero que isso aconteça, de verdade. Acho muito preocupante que a gente esqueça de tudo. Será que, depois de tudo que estamos passando, vamos continuar a ser essas pessoas egóicas, fechadas em si mesmo, cada uma em seu celular na rua, batendo com a cabeça um no outro?
Realmente espero que este momento desperte a consciência humana, de sair do seu euzinho separado, e perceber que somos um só corpo, uma só vida com tudo que existe.
Com mais consciência, o ar pode melhorar, os rios, as nossas relações uns com os outros. Que essa experiência nos transforme para melhor. É o que eu espero.
Será um caminho longo...
Sem dúvida. Veja: teve a Primeira Guerra Mundial e depois teve a segunda. Ainda existe muito preconceito e discriminação. Existem pessoas que são contra judeus, por exemplo, e pessoas com pensamentos nazistas mesmo sabendo que o nazismo foi um horror. Não muito distante de nós, ainda há no Brasil quem apoie a ditadura. Ditadura de esquerda, ou de direita, nenhuma é boa. É massacre, abuso e extermínio. Quer dizer, essas pessoas não aprenderam com a história?
É um questionamento que fica: nós vamos aprender com essa pandemia ou nós vamos passar e esquecer tudo daqui a alguns anos? Eu gostaria que a gente se lembrasse, que a gente não esquecesse o que está acontecendo agora nem por um dia de nossas vidas.