Antes da estreia do remake da novela 'Pantanal', em março de 2022, Gabriel Sater tinha 50 mil seguidores no Instagram. Pouco mais de seis meses após ir ao ar o último capítulo da novela das nove da Globo, o número havia saltado para 980 mil.
No remake, Gabriel encarnou o peão e violeiro Trindade, papel que havia sido de seu pai, o também músico e ator Almir Sater, na trama original exibida em 1990 pela extinta TV Manchete. Na nova versão escrita por Bruno Luperi, pai e filho protagonizaram um duelo de violas caipiras que não existia no texto original de Benedito Ruy Barbosa.
Gabriel Sater não nasceu no Pantanal, mas pode ser considerado um filho adotivo daquelas terras, uma vez que cresceu por lá tomando banho de lagoa, andando a cavalo e comendo frutas do pomar. Uma infância que foi fundamental para formar a sua consciência sobre a emergência climática.
O músico já participou de projetos em apoio ao Instituto SOS Pantanal e foi nomeado embaixador da WWF Brasil. Ele conversou com Ecoa na Serra da Cantareira, em São Paulo, onde mora com a mulher, a produtora Paula Cunha, e cinco cachorros.
A entrevista foi realizada no espaço de eventos Quinta da Cantareira, onde o músico gravou um depoimento para um documentário sobre o álbum "Passado, Presente e Futuro", do trio Sá, Rodrix & Guarabyra, que completou 50 anos de lançamento. Leia a seguir os principais trechos.