Nascido no Rio de Janeiro em fevereiro de 1976, Moreira é formado em engenharia civil. Em 2009 fundou, com outros três sócios, o banco de investimentos Plural Capital, depois rebatizado de Brasil Plural.
Dentro dessa empresa, criou a marca Genial Investimentos. Seu trabalho no mercado financeiro prosperou a tal ponto que, em 2013, ele foi listado pela revista Época Negócios como um dos "40 brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos".
Mas ele não parecia acomodado dentro de uma zona de conforto. Porque sempre foi múltiplo, sempre cultivou uma veia meio renascentista de querer fazer coisas diferentes: da dramaturgia ao adestramento de cavalos, passando pelo artesanato e pela comunicação midiática.
"O Eduardo é isso: um peregrino, um buscador, um curioso", define-se. "É uma característica que tenho desde mais novo: sou realmente um apaixonado pelas infinitas possibilidades que existem para todo mundo, em termos de aprendizado, em termos de diversidade de conhecimento", acredita.
Ele fala de doma de cavalos a física quântica, de música, arte, habilidades de marcenaria, de artesanato. "Tudo isso. Essa possibilidade de estar sempre aprendendo, se desafiando, sempre se conhecendo é algo que me encanta. Faço aprendizado um combustível para seguir caminhando."
Dentre os vários livros escritos por Moreira, vale ressaltar, está 'Encantadores de Vidas', publicado em 2012, sobre um método de doma gentil de cavalos. Por conta do entusiasmo com que defende essas técnicas, ele foi condecorado pela Rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra por seus esforços pela eliminação da violência no adestramento de animais.
Desde 2018, ele enveredou pelo mundo da educação financeira, com cursos online e palestras.