Capitã da geração
Sua espada é sua caneta
Claridade é sua competência
Ensinando ao povo
Pegar a visão
Djamila Ribeirão de Luz
Os versos acima fazem parte da música "Djamila Ribeirão de Luz", da cantora e compositora baiana Margareth Menezes em homenagem a Djamila Ribeiro. Aos 41 anos, a filósofa, ativista e escritora nascida em Santos (SP) é um dos principais nomes da luta contra o racismo no Brasil. Seus livros "Lugar de fala", "Quem tem medo do feminismo negro?" e "Pequeno Manual Antirracista" venderam, juntos, mais de 500 mil exemplares no país, sendo que o último ocupou o topo da lista de mais vendidos da Amazon Brasil no ano passado.
Com linguagem simples e didática, "Pequeno Manual Antirracista" foi adotado por escolas de todo o Brasil e é lido por negros e brancos de diferentes faixas etárias. "O livro foi pensado para sair das bolhas do ativismo negro e do meio acadêmico e atingir um público mais amplo. É preciso trazer as pessoas brancas para esse debate", defende Djamila. A escritora critica a polarização no país, amplificada pelas redes sociais, que impede o diálogo maduro e produtivo: "Precisamos sair dessa lógica do tudo ou nada, do extremismo burro que busca deslegitimar e apagar uma pessoa só porque ela não concorda com você."
A filósofa, que é professora da PUC-SP e especialista em feminismo negro, cita o exemplo do debate acadêmico, onde é possível concordar em alguns pontos e discordar de outros com base em argumentos racionais. "Eu, por exemplo, amo [a escritora feminista] Simone de Beauvoir [1908-1986]. Estudo, leio e admiro os livros dela. Mas, em determinadas análises, a gente se distancia e está tudo certo. Não é preciso concordar em tudo."
Em entrevista a Ecoa, Djamila falou sobre seu novo livro, "Cartas para minha avó" (Companhia das Letras), os avanços e retrocessos na conquista de direitos da população negra no Brasil, a necessidade dos movimentos de esquerda se voltarem para o trabalho de base nas periferias e declarou que não descarta, no futuro, entrar para a política: "Nunca diga nunca".