A luta pela igualdade pode tomar muitas formas e defender diferentes grupos em situação de vulnerabilidade. A União de Núcleos de Educação Popular para Negras, Negros e Classe Trabalhadora (Uneafro) viu no acesso à educação superior o caminho mais direto para que a população negra tivesse acesso igualitário a oportunidades. Mais de 15 mil pessoas já passaram pelos cursinhos populares promovidos pela organização, que têm atualmente 40% de índice de aprovação em vestibulares.
Já a Conta Black promove igualdade racial por meio de inclusão financeira, oferecendo conta bancária e empréstimos especialmente para pessoas negras e das classes C, D e E - tradicionalmente excluídas dos grandes bancos. Igualdade de gênero é o foco da Pantys e suas calcinhas absorventes. Além de comercializar um produto que é mais sustentável para o planeta, a empresa promove ações de combate à pobreza menstrual e procura quebrar tabus que envolvem a menstruação.
O trabalho das três não só tem impactado positivamente a sociedade e a busca por negócios sustentáveis, como rendeu a elas o posto de finalistas no 1º Prêmio Ecoa. Uneafro está na disputa pela categoria Iniciativas que Inspiram, enquanto Conta Black e Pantys concorrem como Empresas que Mudam.