Horas no trânsito, gás carbônico em abundância, barulho de escapamento. Estamos na selva de concreto e aço e 9 milhões de veículos motorizados entopem suas vias, entre motos barulhentas, que "tiram de giro", e carros que servem de ganha-pão para motoristas de aplicativo.
E não estamos falando de poucos carros. No estado de São Paulo, são mais de 19 milhões de automóveis, segundo o IBGE, sendo apenas 41.725 desses EVs, ou carros elétricos, de acordo com o levantamento da NeoCharge, empresa especializada em infraestrutura de recarga para veículos elétricos.
Carros elétricos são silenciosos, não poluem o ar com gás carbônico e escapam das regras de rodízio da capital. Mas quantos desses EVs rodam nas periferias da metrópole, onde vive a maior parte dos trabalhadores paulistanos? Existem pontos de carregamento de carros elétricos nas quebradas do Brasil?
Durante uma semana, a Volvo nos emprestou seu modelo XC40 Twin, um SUV de luxo totalmente elétrico com características esportivas, e que funciona sem nenhuma gota de gasolina.
Entregando 408 cavalos de potência, o veículo, de mais de duas toneladas, é capaz de uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, números semelhantes ao do Camaro V8.
Toda essa potência foi percorrer as ruas da Cidade Tiradentes, periferia do extremo leste de São Paulo, e lar do repórter que escreve esta matéria.