Ecovilas globais

Comunidades servem de exemplo para sociedade mais igualitária e ecológica e ajudam na reconstrução do viver

Rodrigo Bertolotto De Ecoa, em São Paulo

Durante milênios e nos cinco continentes, a humanidade viveu em aldeias, plantando seu alimento e cuidando das águas e da natureza do entorno. Tudo mudou nos últimos 200 anos, principalmente após as sucessivas revoluções industriais. Agora, com emergências climáticas, ecológicas e sociais em andamento, uma onda contrária acontece, e as chamadas ecovilas surgem como alternativa, podendo aliar os conhecimentos rurais e naturais com as tecnologias das cidades.

Desde 1998, a Organização das Nações Unidas reconhece as ecovilas entre as melhores práticas para o desenvolvimento sustentável. E recentemente essa ideia tem sido aplicada para a reconstrução de áreas atingidas por desastres naturais e econômicos também.

É assim nas Filipinas, onde um tufão devastou o povoado de Batug que se reergueu seguindo a lógica ecocomunitária. Isso também aconteceu em Pescomaggiore, na região italiana de Abruzzo, após um terremoto destruir várias localidades, com a união da população local sendo a força da regeneração, muito mais que a ajuda do governo central.

Ecovilas também estão sendo criadas em regiões da Europa com aldeias desertas após migração dos jovens para as cidades, como em Navarra, na Espanha.

Já o governo do Senegal está fazendo a transição de 14 mil vilas tradicionais para o modelo de ecovilas com o objetivo de fomentar tecnologias ambientais, desenvolvimento local e as culturas originais. O caminho está sendo seguido em outros países como Zâmbia, Zimbábue e Uganda, a partir de escola rurais de sustentabilidade financiadas por países europeus.

Mas, afinal, o que são ecovilas?

São comunidades multifuncionais com princípios e práticas que se voltam para a sustentabilidade, nas dimensões ecológicas, econômicas, sociais e culturais. Podem ser rurais ou urbanas. Podem ter menos de dez pessoas ou mais de 3.000. Não há fórmula, e as regras são elaboradas pelos moradores.

"O coração de uma ecovila é a comunidade. São laboratórios vivos, criando e testando soluções sociais, processos participativos, metodologias que misturam novas ferramentas e técnicas antigas, além de desenvolver economicamente a área com o menor impacto ambiental possível. Outra característica muito forte é o ensino, as pessoas vão lá para aprender e irradiar esse conhecimento", afirma Taísa Mattos, coordenadora de educação da GEN (Global Ecovillage Network), rede que conecta mais de 15 mil iniciativas em todo o globo.

Está tão em voga que muitos empreendimentos comerciais se anunciam como ecovilas por puro marketing. "Eu fico horrorizada quando vejo um loteamento só por ter um painel solar se vender como uma ecovila", critica Taisa.

Opine e faça

Não é simples afirmar se uma comunidade é ou não uma ecovila, uma vez que não existem critérios específicos e universais, mas a junção de algumas características a distinguem das demais comunidades intencionais ou projetos ecológicos: o foco na vida comunitária, a busca pela sustentabilidade, a gestão participativa e a preocupação com o ensino e o treinamento.

A variedade é grande, e as soluções mais ainda. Considerada a de maior população no Brasil e baseada em uma antiga fazenda de cocos, a ecovila Inkiri Piracanga, no litoral da Bahia, tem por volta de 200 moradores e fabrica até produtos de higiene e de limpeza biodegradáveis para vender fora de seu território — tudo começou porque o lençol freático da área é muito raso e havia o perigo de contaminá-lo com produtos convencionais.

Por lá, foi adotado o lema "quem fala faz; quem gosta ajuda; e quem não gosta apoia" para que uma opinião não valha se não for acompanhada de um direcionamento para a mudança.

Por seu lado, na ecovila Karaguatá, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), há um guarda-roupa coletivo, com boa quantidade de roupa de vários tamanhos, para aumentar o senso de comunidade e diminuir o de propriedade. Cada uma de sua forma, as ecovilas criam um ambiente favorável para o desenvolvimento pessoal e comunitário, estimulando o engajamento social na construção de uma nova forma de vida. Procuram estabelecer relações harmônicas, respeitando os ecossistemas e os contextos socioculturais nos quais estão inseridas.

São locais onde grupos humanos estão buscando reassumir o controle sobre aspectos fundamentais de suas vidas, como a geração de energia e a produção de alimentos. É o caso da ecovila El Nagual, área que preserva 98% de mata nativa encravada no sopé da Serra dos Órgãos, em Magé (RJ), com quatro nascentes de água cristalina e até uma pequena usina hidrelétrica, que quebrou no início do ano.

Com a pandemia, sua população fixa reduziu de cinco para duas pessoas, o casal formado pelo alemão Eraldo Kalloch e a argentina Mariana Devoto. "Nossos recursos vinham dos cursos e vivências de permacultura e bioconstrução, mas tivemos que suspender. Agora, no fim do ano vamos retomar com menos pessoas e menor duração", disse Kalloch. Esses cursos são estendidos gratuitamente para a população vizinha de agricultores como forma de deixar mais um legado para a área.

Uma vila de histórias

As primeiras ecovilas surgiram na década de 1960. Os exemplos mais perenes são os de Findhorn (Escócia), fundada em 1962 e que atualmente tem 400 moradores, usinas eólicas e tratamento próprio do esgoto; e de Auroville (Índia), criada em 1968 e que agora tem quase 3.000 habitantes (metade de indianos, mais pessoas de outros 54 países) e dinheiro próprio.

Ao pensar em comunidades intencionais, os casos mais clássicos são os falanstérios, criados no século 19 pelo socialista utópico francês Charles Fourier, que influenciaram iniciativas na Europa, EUA e até no Brasil. Eram prédios plantados no meio do campo que, por meio de um cooperativismo, integravam produção agrícola e industrial. O modelo teve curta duração.

Outros exemplos foram as comunidades alternativas fundadas pelo movimento hippie, as fazendas coletivas kibutzim em Israel, o movimento cohousing surgido na Dinamarca e as fazendas de permacultura na Austrália.

Um dos principais movimentos que influenciou o nascimento das ecovilas foi o ambientalismo das décadas de 1970 e 1980, que contestou duramente o conceito de desenvolvimento como sinônimo de crescimento econômico.

No Brasil, as ecovilas apareceram nesse momento, e El Nagual, estabelecida em 1989, é uma das primeiras. Por essa época, começa a ser criada uma associação internacional para interligar as experiências no mundo todo, a GEN. Em 1995, ela surge a partir de um encontro mundial em Findhorn.

O movimento chegou oficialmente ao Brasil em 2002, quando foi realizado o primeiro treinamento em ecovilas, organizado pela ENA, sigla em inglês para Rede de Ecovilas das Américas. Essa rede foi rearticulada em 2012 e se emancipou para a Casa (Conselho de Assentamentos Sustentáveis das Américas), que cuida da rede latino-americana, e a Casa Brasil. Hoje em dia, há 88 ecovilas mapeadas no Brasil pela associação, e há pelo menos mais sete a caminho.

"Aqui ultrapassamos a barreira das ecovilas, tropicalizamos o movimento e incluímos aldeias indígenas, as áreas quilombolas e grupos de agroecologia para ter uma articulação mais forte de vários atores", conta Henny Freitas, coordenadora do Casa Brasil e moradora da ecovila Aratikun, que está encostada na reserva da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e preserva 120 hectares de cerrado. Depois de conhecer dezenas de ecovilas pelo mundo, Henny decidiu se estabelecer por ali. "Vim para dar um curso de permacultura em 2017 e não saí mais", lembra.

A riqueza do conflito

"Não há uma receita de bolo. Há muitos formatos, e as regras vão mudando ao longo do tempo. Os conflitos são inevitáveis e são um convite a aprofundar os relacionamentos. Jogar os problemas para debaixo do tapete é desperdiçar um tesouro. Nas ecovilas, não existe o óbvio, porque são espaços internacionais, muita gente de diferentes países. Então, o que é óbvio para um não é para o outro."

O resumo é de Taísa Mattos, após estudar e viver em várias iniciativas. Só para ilustrar suas andanças: no início da pandemia estava em Findhorn (Escócia), voltou para o Brasil, mas não conseguiu chegar a Piracanga, porque já estava fechada, e ficou de quarentena em Búzios (RJ).

Desde Alto Paraíso (GO), Henny dá aulas de sociocracia pela internet. O método ajuda na tomada de decisões. "Às vezes, para achar um consenso demora-se dias em busca da decisão perfeita, que, no final, tende a ser a mesma de sempre, sem ousadia. Pela sociocracia, buscamos o consentimento de todos, decidimos fazer o que é seguro, mas nos permitimos pequenos erros. Fazemos, aprendemos, melhoramos. As reuniões têm duas horas para sair com uma decisão", explica.

Nesse sistema de governo em que as decisões são tomadas por todos, há horizontalidade, com centro vazio e, por vezes, uma liderança circular: ninguém manda em ninguém. Há mediadores e facilitadores para ajudar nas conversas. E uma técnica para não descambar no bate-boca é usar a comunicação não violenta.

O convívio em grupo é um desafio tão grande quanto achar meios para a ecovila se manter economicamente. Edson Hiroshi, 65, sabe disso. Depois de se formar em agronomia, foi morar em uma sociedade alternativa na fazenda de um tio de um amigo no Mato Grosso. "Era todo mundo cabeludo e ingênuo. Gastei tudo o que tinha. E perdi tudo depois que o tio vendeu as terras", relata.

Depois de criar as filhas em um sítio comunitário com outras famílias, ele planejou em Piracaia (SP) a ecovila Clareando, com 95 lotes particulares em uma área de proteção ambiental com cinco nascentes e mais de 80 pés de araucárias. Lá, há um pomar, uma horta e uma plantação comunitária de milho, feijão, mandioca e batata doce - tudo cercado para evitar o ataque dos javaporcos das redondezas. Fora isso, as pessoas podem plantar em seus terrenos. "Faço tapioca e troco por ovos com meu vizinho que tem galinha".

Os moradores da Clareando ajudam as áreas vizinhas reflorestando com bola de sementes após as frequentes queimadas na região, além de fazer doações de alimentos quando há superprodução por lá.

Para ele, é importante a cola do grupo, ou seja, o motivo por trás da reunião naquele território. "Pode ser algo espiritual, algo com a região ou algo com alguma técnica agrícola, mas tem que ter para as pessoas continuarem juntas", argumenta.

Também é essencial um tempo de transição e preparo técnico, afinal, sobra idealização e falta conhecimento de como lidar com os recursos (naturais e financeiros) já que os diplomas das cidades pouco servem para a vida no campo. No Brasil, essa transição costuma durar de seis meses a dois anos, segundo Taísa.

O poder do exemplo

As ecovilas formam um movimento propositivo, oferecendo modos de recombinar a humanidade com a natureza, em vez da tática de "lutar contra". Seu método é o da experimentação, ou seja, elas funcionam como verdadeiros campos de teste, criando e investigando ferramentas, metodologias e tecnologias para viabilizar uma forma de vida mais integrada e de menor impacto.

Além disso, são espaços que oferecem programas de voluntariado e aprendizado de novas práticas e princípios. São laboratórios em organizações baseadas em cooperação e não em competição, em compartilhamento de bens materiais e não no acúmulo. "Quem dá consultoria nas ecovilas ganha tanta bagagem nessas negociações que é procurado pelas corporações para resolver os problemas de convivência de lá", conta Taísa.

Ao mesmo tempo em que estão construindo comunidades sustentáveis, constituem uma rede global para a educação e a transformação social. Sua contribuição fundamental é o poder do exemplo. Os grupos assumem a responsabilidade por suas vidas e buscam alternativas sociais.

No Brasil, ainda o perfil dos habitantes de ecovilas é de classe média, com formação acadêmica e carreira, mas que renunciou à vida das cidades grandes e dos empregos bons e estressantes. Mas já há perfis bem diferentes como a ecovila Morada da Paz, quilombola e budista ao mesmo tempo em Triunfo (RS).

"Não é para todo mundo, mas é para quase todo mundo. Eu acho que comunidade pode fazer o mundo ficar mais humano, sim. A escolha da maioria das pessoas por uma vida mais sozinha é uma escolha neurótica. Olhe para as crianças. Bote um bando de bebês juntos e veja se eles vão ficar brincando sozinhos: não vão. Eles vão, naturalmente, se procurar", argumenta Pavita Machado, moradora da comunidade Osho Rachana, na Grande Porto Alegre, em depoimento para o livro "Ecovilas, caminhando para a sustentabilidade do ser".

Para quem vive em uma ecovila, o sucesso é, como diz o dicionário, o que sucede. E só de acontecer sobre a terra é marcante, mostrando que a maior riqueza é poder conviver com as pessoas e com o seu entorno - o que muita gente só percebeu agora, nesses tempos de quarentena e isolamento.

Amanda Miranda/UOL

Re_construção

Ecoa propõe durante o mês de outubro um ciclo temático de reportagens e entrevistas sobre Re_construção. A proposta é falar sobre pessoas e ideias que oferecem diferentes maneiras de ver e lidar com nosso mundo e sociedade durante e após a pandemia.

Ao longo de três semanas nos aprofundaremos em debates que vão da necessidade de se falar (e agir) sobre as populações mais vulnerabilizadas, a luta antirracista, os saberes ancestrais e seus ensinamentos e, é claro, o mundo dos negócios e o futuro do trabalho.

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