Como motivar as pessoas a seguirem seus sonhos sem cair em um discurso meritocrático, de que "querendo todo mundo consegue"?
É exatamente isso: não é só querer. Essa frase do livro, "querer, poder, vencer", a minha mãe ouviu na televisão e ela usava aquilo como incentivo. Mas a grande mensagem que está por trás do meu livro é a resiliência que carreguei ao longo da minha trajetória.
Você vai e encontra uma porta fechada, você tropeça — muitas vezes eu passava a noite chorando, mas no outro dia eu ficava arquitetando alguma forma de recomeçar. Então, de alguma forma, eu resgatava o meu poder pra vencer.
Fui subestimada em todos os momentos da minha vida. Desde quando me falavam para prestar outros cursos porque medicina era um curso muito elitista, muito caro — e continua sendo. Obviamente fiquei triste, mas aquilo servia como motivação para eu mostrar meu poder de superação.
Você teve uma trajetória de ascensão social e hoje é uma figura conhecida em todo Brasil. Como você lida com a responsabilidade de estar nesse lugar?
Superou as minhas expectativas. Eu já tinha uma noção, lá dentro do reality, de que aqui fora eu carregava uma grande representatividade, porque afinal de contas eu era a única mulher preta retinta num grupo de 20 pessoas.
Mas quando saí e me deparei com a repercussão, como tudo se impulsionou, eu realmente me dei conta da responsabilidade que é você ser influenciadora. Há uns dias ganhei um prêmio de influenciadora social e fiquei muito feliz com esse título, porque acho que é realmente o que eu sou.
Gosto de influenciar as pessoas, mas sempre caminho com esse lado social e não teria como ser diferente, porque eu represento um pouquinho de cada segmento da sociedade que ainda é muito oprimido — o fato de ser mulher, de ser preta, de ter vindo de uma condição social desfavorável.
Faço isso com muita responsabilidade, ciente de que se tem milhões de pessoas me seguindo é porque elas se identificam comigo de alguma forma e a maneira como eu me posiciono, como levo a vida, vai impactar essas pessoas também.