O momento em que começou a marchar foi o mais emocionante. O som dos tambores, os pés batendo no chão, o canto. Tudo o emocionou. Ele até cantou junto, mesmo sem saber a letra das músicas. Embalou as melodias e seguiu. "A música é essa coisa que trabalha em prol da humanidade, da mudança, da vida", diz.
O paulistano Victor Carvalho Ferreira, 22, mais conhecido como Vitão, é cantor e compositor desde 2016. Agrega quase três milhões de ouvintes no Spotify, e o clipe que gravou com Anitta, "Complicado", registra mais de 82 milhões de visualizações no YouTube.
Tamanha visibilidade fez com que recebesse do Greenpeace o convite para visitar, em Brasília, o acampamento feito por indígenas em frente ao Congresso Nacional contra o Marco Temporal. "Fiquei muito feliz de estar lá e ser muito bem recebido", contou para a reportagem de Ecoa, enquanto mostrava diversos colares que recebeu de pessoas do acampamento.
A preocupação com causas ambientais e indígenas que o levou até aquele momento veio dos pais. Quando criança, sempre ouvia da mãe a importância de reciclar, economizar água, não jogar lixo na rua. "E hoje em dia, como adulto, acredito que é minha responsabilidade levar isso pra frente."
Vitão integra, a partir de hoje (19), a Brigada Digital do Greenpeace Brasil. Um grupo de artistas e influenciadores que vai agir nas redes sociais a favor do meio ambiente através de videochamadas com fãs para falar sobre desmatamento, lives com especialistas da ONG, entre outras atividades virtuais. A parceria já o levou para um sobrevoo em regiões afetadas pelo desmatamento na Amazônia.
Apesar de ainda "não ser um expert" sobre o assunto, Vitão compartilhou neste bate-papo com Ecoa sua vontade de aprender mais e contou sobre sua relação com o meio ambiente, a causa indígena e mais.