Três livros infantis para pensar um mundo melhor com as crianças
A leitura é uma das atividades mais ricas que um pai ou uma mãe pode proporcionar a seus filhos. Neste dia das crianças, selecionamos três clássicos da literatura infantil nacional que rendem boas conversas sobre um mundo melhor.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Autores Adaptação de Ruth Rocha e Otávio Roth
Editora Salamandra
Publicada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento que orienta comunidades do mundo todo para ações que protejam a humanidade. Em 1984, a escritora Ruth Rocha e o artista plástico Otávio Roth (1952-1993) adaptaram o texto para uma linguagem acessível às crianças. A versão infantil traz uma pequena introdução sobre a história e a importância do documento e ilustrações de Roth.
Flicts
Autor Ziraldo
Editora Melhoramentos
Publicado pela primeira vez em 1984, este livro está entre os mais lidos de Ziraldo. Conta a história de uma cor "muito triste" em busca do seu lugar. Até que, depois de uma longa jornada, descobre que "a Lua é Flicts". O livro é uma oportunidade para conversar com as crianças sobre os sentimentos de exclusão e de solidão. E, claro, para mostrar que, por mais que seja difícil encontrar, todo mundo tem o seu lugar. A contracapa das edições mais recentes traz um texto de Carlos Drummond de Andrade. "Flicts é uma iluminação", escreveu o poeta.
História meio ao contrário
Autora Ana Maria Machado
Editora Ática
Era uma vez um rei que não conhecia a noite. Trancado em seu castelo, nunca tinha visto um fim de tarde. Até que, maravilhado com o pôr do sol, atrasou para o jantar e testemunhou a chegada da escuridão. "Roubaram o dia", bradou em busca do ladrão. Este rei também não sabia quem era "o povo" e esperava que sua filha se casasse com o herói capaz de devolver a noite ao seu reino. Nesta "história meio ao contrário", Ana Maria Machado questiona a ordem das coisas e abre espaço para perguntas como: até que ponto precisamos das regras sociais para sermos felizes?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.