#BoasNotícias06/04: Times unidos, ajuda do Papa, isolamento reduz impacto
Em tempos de crise, achar o lado bom pode ser uma questão de perspectiva. Hoje, o Estado de São Paulo anunciou uma previsão de cerca de 1250 mortes por coronavírus até o próximo dia 13. Sem dúvida, não servirá de alento para os diretamente atingidos, mas saber que a previsão de mortes sem as ações de isolamento social adotadas era de quase 5 mil torna o novo número uma notícia positiva, mesmo que ainda assustador. É hora de aceitar que redução de danos é o que mundo tem para o momento.
Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.
Expectativa de impacto diminui
Ainda sobre a melhoria nas previsões de São Paulo, o Estado com maior número de casos da Covid-19, as expectativas de impacto da doença também caíram em todos os outros quesitos. Nos próximos seis meses, o sistema hospitalar paulista espera 670 mil hospitalizações causadas pelo coronavírus, quase metade do 1.3 milhão previsto sem a adoção das medidas. Desses, quase 170 mil são casos de UTI que deixarão de existir.
Adversários unidos
Dois dos adversários mais clássicos do futebol brasileiro, Grêmio e Internacional, se uniram em uma campanha para arrecadar fundos para estruturar 80 novos leitos de UTI na Santa Casa de Misericórdia para tratamento de pacientes da Covid-19. Chamada de "O GreNal mais importante da história", a campanha estimula os torcedores e toda a população do Rio Grande do Sul a doarem à instituição de saúde. As doações para a campanha poderão ser feitas para uma conta específica da campanha: Banco Banrisul - Agência 0062 / Conta 06040000-98, em nome de Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - CNPJ 92.815.000/0001-68.
Mais times solidários
Em São Paulo, foram as torcidas organizadas dos quatro principais clubes - Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo - que se uniram para arrecadar doações para as populações carentes. Os grupos têm arrecadado e distribuído alimentos, produtos de higiene e limpeza, álcool gel e até doações de sangue, já que os bancos de sangue têm sofrido com a ausência de doadores durante o período de isolamento social.
Ajuda do Papa
O Papa Francisco instituiu hoje um fundo de emergência para as áreas missionárias afetadas pela pandemia de covid-19 e fez uma primeira doação de 750 mil dólares, divulgou o Vaticano. No Brasil, a Diocese de Patos, na Paraíba, doou R$ 55 mil de um fundo mantido pelos padres para situações de emergência - como o auxília a padres que estão sem paróquias ou em tratamento de saúde - para a aquisição de um respirador para o Hospital Regional de Patos. A cidade já tem 28 casos e uma morte por causa do coronavírus. Além disso, os padres da diocese abriram mão de seus rendimentos - três salários mínimos - por dois meses para pagar funcionários e manter os itens essenciais de cada igreja.
Mais #BoasNotíciasEcoa:
- Veterana de guerra curada, enquanto Europa tem alívio
- Pacote de 10 bi, ajuda de haitianos, emoção na cura
- Bebê curado, terapia gratuita, menos internações
- Pesquisadores criam teste rápido, e bombeiros tocam música no Rio
- Cidade imune, toneladas de feijão, 101 anos e curado
- Máscaras reutilizáveis, novos respiradores, céu limpo
- Palavra do papa, crédito para pequeno, respirador barato
- Renda básica aqui, auxílio recorde nos EUA, e quentinhas
- Curados pelo Brasil, 405 mil voluntários e mais
- Começo do fim, vacinação drive-thru e solidariedade
- Salários, favela organizada e 100 mil doentes curados
- Caso grave curado, atleta volta a treinar, e rede da USP
- VivaBem: No meio de incerteza e medo, há boas notícias acontecendo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.