#BoasNotícias8/4: Garis essenciais, compra de aparelhos e vacinas aprovadas
Trabalhadores essenciais. O que é fundamental para a manutenção do funcionamento da sociedade? Resposta óbvia em qualquer momento, e ululante neste, os operários da saúde estão no topo da lembrança. Mas não são os únicos. A importância de quais trabalhadores se destacou para você durante a atual tragédia sanitária? A falta de qual serviço inviabilizaria seu cotidiano?
Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.
Essenciais
Em Osasco (SP), os garis têm sido surpreendidos por demonstrações de carinho que chegam por meio de bilhetes aos caminhões de coleta. Por serem considerados essenciais, os serviços de coleta e limpeza continuam funcionando mesmo durante o período de distanciamento social.
"É muita gratificante para mim, como coletor, sentir o carinho e gratidão da população nesse momento tão difícil que estamos passando. Me sinto honrado por continuar fazendo o meu trabalho e cuidando da limpeza para que todos tenham a nossa cidade limpa e protegida desse vírus. Receber as palmas, cartas e palavras de incentivo tem sido o nosso combustível diário, sou muito feliz fazendo o que eu faço e tenho muito orgulho de fazer parte disso", disse Alexandre Rodrigo de Carvalho, gari coletor da EcoOsasco.
Respiradores
Um dos grandes funis complicadores da pandemia da Covid-19 em todo mundo é o acesso a respiradores. No Brasil, a produção atual está muito abaixo da demanda prevista. Em uma ação para minimizar essa diferença, o Ministério da Saúde assinou o 1º contrato para fabricar respirador em larga escala no país. Serão entregues 6.500 aparelhos até agosto, com expectativa de 2.000 unidades no primeiro mês.
Vacinas andando
Embora uma vacina contra o coronavírus esteja descartada como solução de curto ou médio prazo, para muitos ela é a única possibilidade de saída real do impacto causado pelo coronavírus - até lá, o mundo estaria fadado a momentos de maior ou menor isolamento social. Por isso, é sempre uma ótima notícia qualquer avanço nesse sentido. E o de hoje não é algo qualquer: segundo a revista "The Scientist", quatro vacinas - duas americanas, uma chinesa e uma britânica - já foram aprovadas para testes em seres humanos.
Dos grandes bolsos
O cofundador do Twitter Jack Dorsey anunciou que vai doar um bilhão de dólares (R$ 5,14 bi) - o equivalente a 28% da sua riqueza pessoal para a luta contra a pandemia da Covid-19.
Missão Covid
Um grupo de mais de 300 médicos voluntários se uniram para oferecer teleconsultas gratuitas a pacientes que têm sintomas e querem tirar dúvidas sobre o coronavírus. Os contatos entre médicos e pacientes são grátis, mediante cadastro no site Missão Covid.
Mais #BoasNotíciasEcoa:
- Pesquisa acelerada para nova N95 e doações para a ciência
- Times unidos, ajuda do Papa, isolamento reduz impacto
- Veterana de guerra curada, enquanto Europa tem alívio
- Pacote de 10 bi, ajuda de haitianos, emoção na cura
- Bebê curado, terapia gratuita, menos internações
- Pesquisadores criam teste rápido, e bombeiros tocam música no Rio
- Cidade imune, toneladas de feijão, 101 anos e curado
- Máscaras reutilizáveis, novos respiradores, céu limpo
- Palavra do papa, crédito para pequeno, respirador barato
- Renda básica aqui, auxílio recorde nos EUA, e quentinhas
- Curados pelo Brasil, 405 mil voluntários e mais
- Começo do fim, vacinação drive-thru e solidariedade
- Salários, favela organizada e 100 mil doentes curados
- Caso grave curado, atleta volta a treinar, e rede da USP
- VivaBem: No meio de incerteza e medo, há boas notícias acontecendo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.