Topo

#BoasNotícias12/4: Presidente corta próprio salário, queda em morte e gripe

O presidente equatoriano Lenín Moreno reduziu pela metade o salário de todo o executivo do país - Orlando Estrada/AFP Photo
O presidente equatoriano Lenín Moreno reduziu pela metade o salário de todo o executivo do país Imagem: Orlando Estrada/AFP Photo

De Ecoa, em São Paulo

13/04/2020 04h00

No fim de semana de Páscoa, aqueles que celebram a ressurreição de Cristo podem ter ficado especialmente melancólicos com o isolamento e a impossibilidade de passar o feriado ao lado da família. Mas as boas notícias ajudam a reforçar a importância da quarentena ao mostrar os resultados positivos do distanciamento social e da ciência no combate ao coronavírus.

Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.

Menor número de mortes na Itália e Espanha

Os países europeus têm colhido os frutos do árduo trabalho das equipes de saúde e população. A Itália registrou o menor número de mortes em 24 dias, com 431. O número é o mais baixo desde 19 de março. A quarentena italiana será mantida até 3 maio, mas algumas atividades comerciais poderão retomar hoje (13) suas funções. Já a Espanha viu uma queda de quase 100 mortes de sexta para sábado, atingindo o menor número desde 23 de março, com 510 mortes registradas. Apesar da tendência positiva, as autoridades locais têm insistido para que a população "não baixe a guarda". Assim como na Itália, algumas atividades retomarão funcionamento. Para isso, o governo distribuirá máscaras no transporte público.

Testes com novas vacinas têm resultado promissor

Estudos com cinco vacinas contra a Covid-19 tiveram bons resultados na Itália. Segundo o Luigi Aurisicchio, CEO da empresa romana Takis Biotech, foi observada uma "forte produção de anticorpos" com uma única dose. Os resultados definitivos devem ficar prontos em maio, enquanto testes em humanos estão previstos para setembro.

Idosa de 97 anos e recém-nascida têm alta em São Paulo

Após 11 dias internada, uma idosa de 97 anos recebeu alta ontem (12) e saiu sob aplausos do Hospital Vila Nova Star, da Rede d'Or São Luiz, em São Paulo. Gina Dal Colleto tem dois stents e foi diagnosticada com influenza e Covid-19 ao chegar ao hospital com sintomas de tosse e confusão mental. Durante a internação, ela tratou ainda inflamação cardíaca e pulmonar. Outra paciente também ganhou aplausos ao ter alta, a recém-nascida Rebeca, que foi diagnosticada com o novo coronavírus no décimo dia de vida.

Mais de 400 mil pessoas já se recuperaram

A conceituada Universidade Johns Hopkins, em Maryland (EUA), tem contabilizado o número de casos, mortes e tratamentos bem-sucedidos contra a Covid-19. No sábado, foi celebrada a marca de 400 mil pessoas recuperadas em todo o mundo. A China lidera o ranking, com quase 78 mil pessoas curadas, seguida por Espanha (62 mil), Alemanha (60 mil) e Irã (43 mil).

Presidente do Equador reduz seu próprio salário e de ministros

Para ajudar no enfrentamento do coronavírus, o presidente do Equador, Lenín Moreno, anunciou a redução em 50% do salário de todo o Executivo do país. A medida afetará seu próprio salário, de seu vice, ministros e demais funções. Após semanas turbulentas, o governo assumiu os erros e a dificuldade que teve em lidar com a pandemia — o país viu número de mortos e infectados crescer de maneira descontrolada.

Isolamento também reduziu casos de gripe na Dinamarca

A Dinamarca divulgou dados que mostram um efeito colateral positivo para as medidas adotadas para evitar a disseminação do coronavírus. Na semana em que foi implementado o isolamento social, o país registrou queda de 70% nos casos de gripe, em relação aos sete dias anteriores. "Espera-se que as medidas e restrições muito extensas também tenham um efeito benéfico na propagação de outras doenças infecciosas, como influenza e outras infecções respiratórias. Mas o tamanho e a velocidade do efeito são um pouco surpreendentes", diz Lasse Vestergaard, médico do departamento de Epidemiologia e Prevenção de Infecções do Statens Serum Institut (SSI), órgão vinculado ao Ministério de Saúde dinamarquês.

Santo Sudário foi apresentado em live pela primeira vez

Nas celebrações da Páscoa, os católicos puderam acompanhar pela primeira vez nas redes sociais uma apresentação ao vivo do Santo Sudário, tecido no qual a Igreja Católica diz ter envolvido o corpo de Jesus Cristo após a morte. Durante cerimônia no sábado, na Arquidiocese de Turim, na Itália, o arcebispo e tutor pontifício da relíquia, Cesare Nosiglia, rezou pelo fim da pandemia.

Mais #BoasNotíciasEcoa: