Jovens lideranças cobram compromisso de pré-candidatos com crise climática
Você sabe quais são as propostas do seu candidato às eleições municipais de novembro no combate à crise climática? Pensando na urgência em se discutir efetivamente ações de proteção ao meio ambiente que jovens lideranças e especialistas engajados na pauta do clima criaram o Manifesto Jovens Políticos pelo Clima, que defende o compromisso com temas ligados à agricultura urbana, plástico zero, política habitacional, incentivo à inovação e educação climática.
O documento tem como objetivo reforçar a responsabilidade da juventude, incluindo candidatos ao poder público, em desenvolver políticas voltadas a tornar cada município brasileiro mais resiliente, justo e equitativo. O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), pré-candidato à prefeitura de Recife, foi o primeiro a assinar o manifesto.
Segundo estudo do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), Recife é a 16ª cidade mais vulnerável às mudanças climáticas no mundo. "Costumam dizer que a nossa cidade não é planejada, mas eu discordo. Recife é planejado. A questão é: para quem?", pontua Gadêlha.
"Diante da insustentabilidade do modelo de cidade que temos, que se destaca por ser a capital da desigualdade social no Brasil e sequer ter um plano de mobilidade aprovado, precisamos sair da zona de conforto e repensar o modelo de cidade que queremos", completa.
Ao assinarem o documento, pré-candidatos do Brasil todo se comprometem a incluir as propostas relacionadas ao enfrentamento da crise em seus planos de governo. Política de compostagem, educação alimentar, mobilidade urbana sustentável e acessível, agricultura urbana, conservação de ecossistemas e bioeconomia, saneamento básico e reaproveitamento de resíduos são algumas das pautas englobadas no projeto.
"O Manifesto Jovens Políticos pelo Clima surgiu pela ausência de conexão entre a pauta climática com a política. É muito difícil pensar na construção de uma sociedade melhor e mais resiliente sem levarmos em consideração esse fator", diz Flávia Bellaguarda, co-fundadora da organização Youth Climate Leaders (YCL), uma das responsáveis pela elaboração do documento.
No site do projeto há ainda um espaço para que qualquer cidadão participe, comprometendo-se a cobrar de seus candidatos a responsabilidade com a causa ambiental.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.