Plataforma colaborativa conecta produtores rurais, feiras e público em SP
O município de São Paulo tem 28% de seu território localizado em zonas rurais. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, são ao todo 420 km², com mais de 40 mil habitantes. As zonas rurais da cidade, reconhecidas pelo Plano Diretor Estratégico em 2014, abrigam chácaras e sítios de produção agrícola, além de áreas de proteção ambiental e Terras Indígenas Guarani.
Para melhorar a conexão e a divulgação dessas zonas, uma nova plataforma digital reúne informações sobre desenvolvimento rural sustentável, turismo, meio ambiente e alimentação saudável. Criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano por meio do Projeto Ligue os Pontos, o site colaborativo Sampa+Rural será atualizado frequentemente —qualquer cidadão pode solicitar inclusão de informações relevantes.
A ideia é unir quem produz o alimento —nas zonas rurais, em hortas urbanas e aldeias Guarani— a quem comercializa, como feiras, grupos de consumo responsável, entrega de orgânicos, comércios parceiros da produção local, restaurantes orgânicos etc. O público em geral pode navegar pela plataforma e encontrar pontos de interesse a partir dos temas e regiões.
Para Sergio Shigeeda, um dos criadores da Horta Comunitária da Saúde, na zona sul da capital paulista, instrumentos de divulgação como este são importantes para a evolução da educação ambiental na cidade.
"A plataforma permite que as pessoas vejam quais são as hortas comunitárias mais próximas de suas residências para poder participar, aprender ou ensinar algo", diz Shigeeda, que também é representante da União de Hortas Comunitárias de São Paulo.
Queremos que a plataforma tome força como um instrumento do rural, da alimentação saudável, da sustentabilidade e da preservação da cidade
Lia Palm, Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental no projeto Ligue os Pontos
Todos os dados do Sampa+Rural estão disponíveis para download. Além disso, a plataforma foi desenvolvida em código aberto para que possa ser replicada por outras cidades do Estado de São Paulo, do Brasil e até outros países.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.