Economia Circular é tema de documentário narrado por Lenine
Enquanto no Brasil o Plano Nacional de Resíduos Sólidos está em consulta pública para regulamentação nacional, na Holanda a Economia Circular já é diretriz econômica e virou lei na Europa. O assunto é tema do documentário "Um presente à prova de futuro", dirigido por Eduardo Rajabally e Sylvio Rocha e com narração do músico Lenine.
Filmada no Brasil e na Holanda, a produção terá estreia nesta quinta (1º) no cine-drive in Villa Open Air, no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, e será exibida em outubro na Globonews. Depois, entrará no catálogo da plataforma de streaming do Globoplay. A coluna "Boas Notícias" teve acesso ao documentário, que chama atenção para a urgência de revermos o modelo econômico linear baseado na exploração, produção, consumo e descarte.
O filme começa mostrando a rotina de um casal com quatro filhos em Amsterdã, na Holanda, um dos países com mais museus do planeta, casamento legalizado entre pessoas do mesmo sexo e com um número de bicicletas que é duas vezes maior do que o de carros. Como diz um dos entrevistados, "é um povo que prefere antecipar-se aos problemas".
Já no Brasil, a história é outra. Em depoimento aos diretores, a historiadora Mary Del Priore destaca a imagem do Brasil como celeiro, e isso está ligado à cultura do desperdício, com muitas características da chamada economia linear —um sistema que gera até 80% de resíduos apenas no processo de fabricação de um produto.
Pela ótica da Economia Circular, o lixo é um "erro de design", algo criado pelo homem e que não existe na natureza. Por isso é tão importante reavaliar nossas relações e redesenhar produtos e serviços. É possível que cada indivíduo transforme sua maneira de pensar e de agir coletivamente? Vale a reflexão.
"Um Presente à Prova de Futuro"
Direção: Eduardo Rajabally e Sylvio Rocha (Tocha Filmes)
Narração: Lenine
Duração: 78 minutos
Gênero: documentário
Classificação: 10 anos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.