Cartoon Network lança charges para combater desinformação
Se a onda de desinformação parece inevitável, uma forma de enfrentá-la é usar o humor —e contar com a sensibilidade das crianças. O Cartoon Network está apostando em situações desastrosas, porém divertidas em forma de charges para chamar a atenção do público para a veracidade de certas informações compartilhadas na internet, principalmente pelo WhatsApp.
Por meio de personagens dos famosos programas "Zuzubalândia" e "Gui & Estopa", da Mariana Caltabiano Criações, e "Irmão do Jorel", coproduzido pelo Copa Studio, a série produzida em colaboração com a ONU por meio do projeto Verificado mostra que nem tudo o que está nas redes sociais é verdade.
Parece óbvio, mas em um cenário como o que estamos vivendo em 2020, em que programas de TV confundem dados científicos com opinião, não custa nada desenhar. Nesse caso, as tirinhas inéditas começaram a ser publicadas ontem (1º) nas redes sociais da ONU Brasil, do Cartoon Network e nas páginas oficiais dos respectivos desenhos.
Em uma das histórias, depois de ler que cheiro de peixe pode eliminar o coronavírus, Zuzu percebe que estava acreditando em uma informação incorreta e entende que repassar mensagens sem checar a veracidade pode ser nocivo.
O Cartoon Network diz que as redes sociais formam um pilar importante tanto para entreter e divertir quanto para informar sobre os cuidados que precisamos ter nesse momento de pandemia. Estamos na torcida para que o humor e a informação vençam no final.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.