Topo

Marca produz jeans a partir de 900 quilos de tecido reaproveitado de doação

Calça circular de pós-consumo lançada pela marca de moda brasileira Youcom - Divulgação
Calça circular de pós-consumo lançada pela marca de moda brasileira Youcom Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

07/12/2020 12h00

Uma simples calça jeans pode ter um impacto enorme no meio ambiente. Isso porque, se levarmos em conta todo o ciclo de vida de uma peça, desde a produção do algodão, o transporte e as lavagens, são consumidos quase 4 mil litros de água. O processo equivale à emissão de 33,4 quilos de carbono, ou uma viagem de carro de mais de 100 quilômetros.

Algumas marcas já se ligaram que é possível mudar o cenário e estão investindo no upcycling, que usa sobras da indústria têxtil para a criação de novas peças sem deixar de lado o design. No caminho para reduzir o impacto ambiental, a marca brasileira Youcom decidiu usar 900 quilos de tecido reaproveitado da doação de clientes para desenvolver um novo modelo de calça jeans que chega nesta segunda (7) ao e-commerce da marca e a lojas físicas selecionadas.

De acordo com a empresa, a redução de impacto, comparado com uma calça tradicional, é de 36,72% na emissão de CO2 e de 43,75% no consumo de água. Os produtos foram arrecadados ao longo de três anos, durante as ações do Projeto Jeans For Change, plataforma da Youcom que tem foco em ressignificar jeans usados e aumentar sua vida útil.

Para que fossem reaproveitados, os jeans usados passaram por uma técnica de desfibragem e deram origem a 600 unidades da nova calça, que tem modelo "fit mom" feminino. O processo de produção começou com uma triagem, que descartou peças fora do padrão. Depois, os produtos selecionados passaram por uma etapa de descaracterização, em que aviamentos, como botões e zíperes, foram retirados e destinados ao descarte responsável.

Em seguida, o parceiro da indústria têxtil fez a desfibragem e as fibras do material usado foram misturadas a algodão puro para gerar um novo tecido. A composição da peça final é de 30% do material reciclado e 70% de algodão certificado. Nesse processo, foram empregados recursos como laser e ozônio para ajudar a reduzir o consumo de água na produção, sendo que do total utilizado, 75% correspondem a água de reuso.