Programa de reciclagem troca material descartado por alimentos em Curitiba
Um programa de reciclagem criado em Curitiba troca material descartado por alimentos de pequenos produtores locais. O programa Câmbio Verde foi colocado em prática em 1991 e todos os anos tem evitado que toneladas de material sem uso poluam o ambiente.
Em 2020 o programa recolheu 3 mil toneladas de resíduos e atendeu uma média de 5.300 pessoas por mês —a expectativa é atingir a mesma marca em 2021.
O programa funciona a partir de um convênio com uma federação de pequenos produtores rurais, que entregam os alimentos em uma cooperativa. "O município compra esse produto e leva em pontos de troca do Câmbio Verde nas comunidades carentes, onde é feita a permuta por material reciclável recolhido pela população", explica o diretor de Limpeza Pública de Curitiba Edelcio Marques dos Reis.
Atualmente o programa conta com 104 pontos de troca e todos os meses coleta cerca de 250 toneladas de recicláveis e entrega 80 toneladas de produtos de pequenos produtores.
Tudo o que for reciclável pode ser trocado, incluindo papel, papelão, vidro, óleo de cozinha (que deve ser armazenado em garrafas PET), resíduos plásticos utilizados diariamente em casa e até computadores velhos e eletrodomésticos sem uso.
Quatro quilos de material reciclável valem um quilo de produto hortigranjeiro e as trocas são efetuadas quinzenalmente em pontos implantados na cidade, com dia e hora marcados, de acordo com calendário anual elaborado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Economia circular
Segundo Reis, o material permutado vai para a cooperativa de catadores, onde separam o material e ganham dinheiro com a triagem e a comercialização. "Esse material então volta para a indústria e é reaproveitado no ciclo produtivo de novos produtos. É um conceito de economia circular que funciona direitinho."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.