Pesquisadores da USP criam áudios para combater fake news sobre vacinas
Pesquisadores da USP criaram uma série de mensagens de áudio para combater informações falsas sobre vacinas. A ideia é conter a onda de fake news transmitidas por WhatsApp em tempos de pandemia.
O projeto, desenvolvido em conjunto com a União Pró-Vacina, surgiu a partir de uma análise dos conteúdos recebidos por aplicativos de mensagens pelos próprios integrantes.
"Grande parte das fake news sobre vacinas e coronavírus são disseminadas por áudios enviados por pessoas que estão conversando com alguém da família. Isso viraliza muito mais do que vídeos e qualquer informação correta", diz o estudante de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP Wasim Syed, em entrevista ao Jornal da USP.
Syed também faz parte da União Pró-Vacina, uma iniciativa que reúne instituições acadêmicas e de pesquisa, poder público, institutos e órgãos da sociedade civil para combater a desinformação sobre vacinas, planejando e coordenando atividades conjuntas, como produção de material informativo, combate às informações falsas e até o desenvolvimento de games.
Cada áudio, que pode ser facilmente baixado e compartilhado, apresenta uma pergunta relacionada ao coronavírus e, a seguir, a resposta de um especialista. "Como a Coronavac é feita" e "O que é a eficácia de uma vacina e como descobrimos isso" estão entre os conteúdos disponíveis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.