Gostou de Soul? Veja 8 curtas da Pixar para refletir e se emocionar
O filme Soul arrancou lágrimas de quase todos que o assistiram, de outros rendeu textos reflexivos. A nova animação da Pixar usou a morte para falar sobre o sentido da vida. Pesado? Pode parecer de início, mas o filme consegue trazer o tema de maneira sensível e até engraçada em algumas cenas.
Se você gostou de Soul, prepare-se para se emocionar com a série de curtas-metragens Sparkshorts. A Pixar deu liberdade para que seus funcionários criassem, em apenas seis meses, uma animação curta sobre o tema que quisessem. Desse experimento nasceram oito filmes, alguns estão no canal do YouTube do estúdio, mas você pode encontrar todos no Disney +.
Conheça um pouco mais sobre esses curtas-metragens que podem não só arrancar algumas (ou muitas) lágrimas, como fazer você refletir sobre vários temas sensíveis da nossa sociedade.
Purl
Purl foi o primeiro filme do projeto e já chegou com o pé na porta. O curta-metragem discute estereótipos ligados aos homens, diversidade no ambiente de trabalho, adaptação por pressão de colegas e amizade, tudo de maneira muito leve e engraçada. Enquanto te emociona, o filme não abre mão de sacadas bem inteligentes para te fazer refletir sobre todos os assuntos que traz. É um prato cheio!
Smash and Grab
O segundo lançamento do projeto conta a história de dois robôs que trabalham juntos e são amigos. Cansado do trabalho monótono que faziam e percebendo que "lá fora" há um mundo completamente diferente, um deles decide se rebelar e tentar alcançar uma vida diferente para ambos. A história tem muita ação, aventura, suspense e, no final, traz uma mensagem de esperança.
Kitbull
O curta-metragem traz a história de uma amizade improvável entre um pitbull e um gatinho. O enredo pode até parecer simples, mas mostra uma mensagem muito encontrada em outros filmes da Pixar como Up - Altas Aventuras, por exemplo: amizades "diferentes" podem render bons aprendizados e é isso que vemos em Kitbull. O filme conseguiu uma indicação ao Oscar 2020 na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, mas quem saiu premiado foi o filme Hair Love.
Flutuar
Se você assistiu a série Atypical, da Netflix, deve ter acompanhado como a relação entre um pai e um filho dentro do espectro autista pode ser desafiador. É esse tema que o quarto filme do Sparkshorts aborda. A animação é baseada na relação do diretor com seu filho autista, mas pode se aplicar a todas as relações parentais.
Wind
O curta-metragem se passa em um mundo de realismo mágico e conta a história de uma avó e seu neto que estão presos no fundo de um abismo. Lá eles passam os dias limpando escombros para realizar o sonho de escapar para uma vida melhor. Já separa o lencinho porque a chance de muito choro é real. O filme é muito sensível e traz uma bela lição no final. Vale conferir!
Fitas
O sexto filme do programa Sparkshorts conta a história de Rene, uma garotinha de 13 anos dentro do espectro autista não verbal que é apaixonada por canoagem. Essa paixão a personagem divide com Marcus que, até então, não tinha se relacionado com alguém como ela. Rene é a primeira personagem autista não verbal da Pixar e a produção decidiu contar com consultores da rede em defesa do autismo para que conseguissem trazer para a história os aspectos mais fidedignos possíveis sobre o assunto. Outra surpresa positiva acerca do filme é que a dublagem de Rene foi feita também por uma menina diagnosticada dentro do espectro autista.
Burrow
O curta-metragem fala sobre uma jovem coelha que embarca em uma jornada para cavar a toca dos seus sonhos para ter a casa perfeita que ela sempre quis. No meio dessa busca pela perfeição, ela acaba gerando e descobrindo diversos problemas. Quando chega no fundo do poço (quase que literalmente!), ela descobre que não tem problema algum pedir ajuda.
Segredos mágicos
Esse é com certeza um dos filmes mais bonitos da série Sparkshorts. Com as trapalhadas de seu cachorrinho - e com um pouco de magia - Greg se sente angustiado na busca por esconder um grande segredo de seus pais. Mas é com a ajuda do próprio filhote que ele descobre que não tem nada a esconder.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.