Topo

App e websérie aproximam crianças de escolas públicas da cultura africana

Odara Dèlé em cena da websérie "Como Fazer", do coletivo Alfabantu - Divulgação
Odara Dèlé em cena da websérie 'Como Fazer', do coletivo Alfabantu Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

10/03/2021 12h01

Garantir uma infância saudável é essencial para criar adultos capazes de construir uma sociedade melhor. Com esse intuito o coletivo Alfabantu, criado pela educadora e escritora Odara Dèlé na zona norte da capital paulista, vem investindo em ferramentas educativas para crianças de escolas públicas que já estão em uso nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A primeira iniciativa foi o lançamento de um aplicativo gratuito que já teve 12 mil downloads desde 2017. "A ideia é aproximar o continente africano das crianças por meio da língua kimbundu", conta Odara. O trabalho inicial se deu dentro das escolas, com o objetivo de aplicar a lei federal 2639 que estabelece a inclusão do estudo de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da Rede de Ensino.

"A presença dos conteúdos da Alfabantu nas escolas começou com o processo tecnológico e depois se ampliou. Hoje temos conhecimento de que o app está em uso em Angola, onde existe uma movimentação de resgate das línguas africanas", diz Odara.

Nesta quarta-feira (10), o coletivo lança a websérie "Como Fazer", com seis episódios voltados para pais e educadores que abordam temas como os benefícios e a importância da Yoga Kemetic, uma prática ancestral africana que trata de desequilíbrios internos como depressão, transtornos alimentares, enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros. "São temas essenciais para o momento atual, em que os quadros de depressão entre as crianças aumentaram", aponta a educadora.

Acredito na educação como mecanismo para mudar várias realidades. Muitas vezes a estrutura formal à qual temos acesso não é suficiente. Por meio do Alfabantu criamos mecanismos alternativos para olhar para a educação e ver que existe um caminho

Odara Dèlé, educadora e escritora

A websérie "Como Fazer" tem quatro capítulos inéditos disponíveis no canal do Alfabantu no YouTube e no site do coletivo.