Startup dinamarquesa cria turbina eólica portátil para geração de energia
A startup KiteX, de Copenhague, criou uma turbina eólica portátil capaz de gerar energia para operar um pequeno refrigerador, algumas luzes, o laptop ou o roteador. Feito de filamentos reciclados de alta qualidade, o equipamento é leve o suficiente para ser carregado e montado por apenas uma pessoa em cerca de 15 minutos.
Segundo a empresa, o Wind Catcher foi construído por engenheiros de kitesurf e é resistente à chuva. Pesa 10 quilos e pode produzir 600 W de energia limpa.
A turbina eólica resiste a ventos de até 20 m/s e rajadas ainda mais altas, diz Andreas Okholm, criador do Wind Catcher. "Ter as forças ancoradas na estrutura e no solo significa que a estrutura é leve e forte ao mesmo tempo. Não há necessidade de fundação, torres de aço pesadas e suportes de metal", afirma.
O equipamento inclui um rotor de seis metros de altura por quatro de diâmetro, peças feitas de plástico reciclado e hastes de fibra de vidro. A princípio, foi pensado para ser usado em acampamentos, mas pode ser útil em qualquer situação em que é preciso uma reserva de energia extra, e o que é melhor: sem prejudicar o meio ambiente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.