Programa recicla 2 milhões de esponjas e ajuda instituições pelo Brasil
A esponja de lavar louça tradicional, de espuma, é feita de poliuretano e outros componentes químicos sintéticos que levam séculos para se decompor. Com o intuito de transformar o resíduo em matéria-prima para novos produtos —como baldes, vasos, lixeiras e pás de lixo, entre outros—, um programa nacional de reciclagem coletou 16 toneladas de esponjas usadas e ajudou mais de 400 organizações sem fins lucrativos pelo Brasil.
A ação da marca Scotch-Brite foi desenvolvida pela 3M em parceria com a empresa de soluções para resíduos TerraCycle há seis anos e acabou de alcançar a marca de 2 milhões de esponjas coletadas.
Para participar do programa o interessado deve se cadastrar no site da TerraCycle, juntar a quantidade mínima de esponjas (2 kg) para o envio e imprimir uma etiqueta pré-paga dos Correios na página do projeto. A cada esponja enviada para a reciclagem é doado um valor financeiro para uma escola ou organização sem fins lucrativos, escolhida pelos participantes.
A Irmandade Betânia, que realiza ações sociais e educacionais em Curitiba (PR), lançou a campanha Esponjinhas Amigas para conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem e arrecadar resíduos para o programa. A instituição criou quatro pontos de coleta no Paraná em junho de 2018 e desde então conseguiu contribuir para que fossem retiradas do meio ambiente mais de 8000 esponjas.
"Como a coleta de óleo já acontecia, achei que era possível agregar a coleta das esponjas", diz Mara Lau, coordenadora do departamento de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Irmandade Betânia, que é signatária do Pacto Global.
A instituição ganhou pontos mediante a quantidade de esponjas arrecadadas e recebeu uma doação em dinheiro para dar continuidade ao trabalho de capacitação de crianças, jovens e adultos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.