Campanha arrecada doações para plantar árvores na Costa do Marfim
A ONG One Tree Planted, com sede nos Estados Unidos, está realizando uma campanha para arrecadar doações para viabilizar o reflorestamento na Costa do Marfim. O país localizado na porção oeste do continente africano já perdeu mais de 70% de sua vegetação nativa desde a década de 1960 principalmente por causa das atividades relacionadas ao cultivo de cacau.
Segundo a organização, o objetivo é recuperar as áreas degradadas em um período de três anos, ao longo do qual serão gerados empregos para 300 jovens e mulheres das comunidades locais. A produção de cacau tem sido um dos principais fatores do desmatamento na Costa do Marfim, criando graves desafios ambientais e de produção.
O cultivo do cacau a pleno sol faz com que os fazendeiros se mudem para a floresta remanescente em busca de solo fértil. Hoje, porém, o governo e a indústria do cacau reconhecem a necessidade urgente de reverter a situação. Trazer as árvores de volta às fazendas tornou-se prioridade, com a ressalva de que as espécies plantadas precisam ser compatíveis com o cacau e não um hospedeiro para doenças.
Além de restaurar a saúde do solo, protegendo-o da erosão causada pelo vento e pela chuva, e estabilizar o clima na região, liberando água e absorvendo dióxido de carbono, o plantio de árvores deve beneficiar a comunidade local ao oferecer alternativas de cultivo sustentável tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
Para ajudar este e outros projetos de reflorestamento em diversas partes do mundo é possível fazer doações para a One Tree Planted.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.