Como economizar água? Brasileiros consomem acima do limite recomendado
Torneira aberta para escovar os dentes, enquanto você faz a barba. Banhos acima de 15 minutos. Lavar a calçada com a mangueira como se não houvesse amanhã. Todas essas pequenas atitudes que se tornam hábitos diários, literalmente, levam a água potável para o ralo. De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades, os brasileiros consomem cerca de 44 litros diários acima do recomendado e considerado suficiente [110 litros diários] pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O cenário piora ao analisarmos que as perdas começam antes da chegada da água nas torneiras de nossos lares. Falhas no sistema de distribuição, como vazamentos, são a principal causa apontada por um estudo publicado pelo Instituto Trata Brasil para o desperdício de 40% do nosso recurso hídrico próprio para o consumo. A quantidade poderia abastecer cerca de 63 milhões de pessoas [30% da população brasileira].
Mas não adianta só culpar o governo, o uso consciente individual também deve fazer parte da rotina e assim evitar o gasto desnecessário de muitos litros d?água. Você sabe qual a melhor maneira de economizar água no dia a dia?
Qual é a melhor maneira de economizar água no dia a dia?
O desperdício de água pesa no bolso e na sobrevivência do planeta, e a bióloga Francyne Elias-Piera, mestre em oceanografia biológica (USP) e doutora em ciência ambiental (Universitat Autònoma de Barcelona) alerta: "Só há 3% de água doce no mundo. Dessa porcentagem, 70% está congelada na Antártica e apenas 1% está disponível em rios e lagos. Atualmente, não existe água potável suficiente para atender às necessidades da população mundial", comenta.
Ecoa reuniu dados e dicas de Elias-Piera, do especialista em sustentabilidade Marcus Nakagaw e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) sobre as melhores formas de economizar água. Veja a seguir.
Como economizar água na hora do banho e ao dar a descarga?
De acordo com a Sabesp, um banho de 15 minutos pode gastar até 240 litros de água, mas basta diminuir o tempo para cinco minutos e manter o registro fechado enquanto se ensaboa que a economia de água é de 90 litros em casa e até de 162 litros em apartamentos. "O banho realmente é onde mais se gasta água e outra dica valiosa é para quem tem chuveiro a gás e precisa esperar a água esquentar: coloque um balde embaixo do chuveiro e colete a água fria, essa água pode ser usada para regar plantas", acrescenta Elias-Piera.
Uma simples descarga é capaz de utilizar de 10 a 14 litros de água em apenas seis segundos em que o botão é pressionado, de acordo com a Sabesp. Em casos em que há caixa acoplada, o especialista em sustentabilidade Nakagaw aponta que a saída pode ser optar pelas descargas que têm a opção de acionamento de apenas metade do compartimento. A Sabesp também alerta para o cuidado em não descartar lixo no vaso sanitário e assim evitar entupimentos e possíveis vazamentos que aumentam o desperdício de água.
Como economizar água nas tarefas de higiene pessoal e limpeza?
Uma torneira ligada constantemente pode ser responsável por um elevado gasto de água, para se ter uma ideia, basta escovar os dentes com o registro fechado que a economia no fim do mês pode chegar a 79 litros (em apartamentos) e 11,5 litros em casas. Fazer barba com a água rolando na pia também é uma má ideia, isso porque em apenas cinco minutos cerca de 12 litros de água serão desperdiçados, de acordo com dados da Sabesp.
A bióloga Elias-Piera lembra que economizar água é importante e que manter a torneira o maior tempo possível fechada é a melhor opção para as atividades de higiene pessoal e ao lavar as louças. Os redutores de pressão também são uma boa solução para diminuir o fluxo de água e consequentemente os gastos, mas para não perder a sensação da pressão da água, Nakagaw recomenda o uso de bicos arejadores, que misturam o líquido com ar e direcionam o jato com maior precisão.
Lavar as roupas com a máquina de lavar na capacidade máxima também é uma recomendação importante citada pelos especialistas para diminuir o gasto desnecessário de água e utilizar o eletrodoméstico menos vezes durante a semana.
Como criar uma meta de economia de água?
Mas qual é a melhor maneira de economizar água? De acordo com Nakagaw, para que qualquer ação dê certo, é preciso criar uma meta de economia, que pode ser aplicada na residência e também no trabalho. "A primeira atitude a se tomar em casa ou no escritório é o controle de gastos. Crie uma planilha ou encarregue alguém para que seja o 'guardião da água'. Fazer esse controle de quanto gastamos por mês é fundamental para colocarmos metas de economia e buscarmos locais de vazamento", comenta.
"Depois que esse controle estiver funcionando, o próximo passo é buscar vazamentos, locais e equipamentos que gastam em demasiado", completa o especialista em sustentabilidade.
Atentar-se aos pequenos vazamentos e até mesmo para aquela torneira que não fecha direito é extremamente importante, mesmo que as gotas não chamem a atenção de imediato, ao fim do dia o desperdício pode ser grande. De acordo com a Sabesp, uma torneira gotejando gasta até 40 litros de água por dia, se for um filete de água o desperdício é ainda maior e pode chegar a 130 litros diários, que vale lembrar, é superior ao consumo total recomendado por pessoa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.