Instituto oferece curso de desenvolvimento a egressos do sistema prisional
O preconceito e, em muitos casos, a falta de capacitação profissional dificultam a reintegração de egressos do sistema prisional na sociedade. Para mudar esse cenário, o Instituto Recomeçar, com sede em Poá (SP), firmou uma parceria com o Centro de Integração e Cidadania (CICs), vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, e com o classificado popular "O Amarelinho", principal veículo impresso de empregos, cursos e concursos da capital paulista, em um programa que oferece desenvolvimento pessoal, profissional e social para quem já cumpriu pena e busca uma oportunidade de emprego.
"A reconciliação com a sociedade é um desafio e o trabalho é uma importante ferramenta para a evolução dos egressos", diz Leonardo Precioso, fundador do Instituto Recomeçar e também egresso do sistema prisional.
Ex-jogador profissional, Leonardo foi convidado pela ONG Gerando Falcões quando deixou a prisão a realizar um trabalho inclusivo com crianças e jovens. Mas sentia falta de ajudar pessoas saídas do sistema penitenciário e idealizou o programa que se tornou Instituto em maio de 2020, com atuações em São Paulo, Brasília e Recife. De lá para cá, foram inseridos mais de 100 participantes em empresas parceiras.
A primeira turma participou do programa entre os dias 7 e 9 de junho, no CIC Oeste, e outros grupos serão beneficiados no decorrer do ano em outras unidades do Centro de Integração e Cidadania. O próximo será em Campinas (SP), entre 21 e 23 de junho. Em seguida, o programa será oferecido na Jova Rural do CIC Norte, nos dias 5, 6 e 7 de julho. Para participar o egresso pode ligar para o telefone do Instituto Recomeçar (11- 94704-4773), ou se inscrever no próprio CIC da região.
Durante o programa, o primeiro dia é dedicado à socialização, em que são feitas as apresentações entre egressos e a equipe do Instituto Recomeçar, formada por mediadores, educadores e psicólogos. Nos demais dias, o Curso de Desenvolvimento Pessoal auxilia a identificar sonhos, competências e objetivos. O programa inclui ainda melhores formas de trabalhar as emoções e a importância do aprendizado para a vida profissional.
No último dia o inscrito participa de um teste com psicólogo que avalia produtividade, ritmo de produção e perfil comportamental. O curso ainda oferece aulas de cidadania e orientações sobre como regularizar a documentação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.