Conversa de Portão #39: Você conhece Lélia Gonzales?
Neste episódio de Conversa de Portão, Semayat Oliveira mergulha no universo de Lélia de Almeida Gonzales em mais um capítulo da Série Feministas. Professora, tradutora, intelectual e militante de movimentos e de partidos, a obra desta filósofa abriu um debate essencial sobre antirracismo, feminismo negro e interseccionalidade.
Flávia Rios, professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, conta que Lélia nasceu em Minas e se mudou para o Rio de Janeiro porque um dos seus 17 irmãos foi jogar futebol na então capital do Brasil. "E lá ela também teve mais oportunidades para estudar" (a partir de 4:45 do arquivo acima).
Mesmo tendo de trabalhar como babá, ela entra para estudar no Colégio Pedro Segundo, ao lado de uma elite branca na qual ela se destaca e, segundo a professora, sua chegada à universidade se torna inevitável.
Casada com um homem branco de origem espanhola, Lélia sempre sofreu rejeição desta família e foi muito difícil manter esse matrimônio. "A luta antirracismo chega pessoalmente à sua casa quando o seu marido morre e ela sofre ainda mais esse racismo familiar, agravado pelo trauma do suicídio do companheiro" (a partir de 8:17 do arquivo acima).
Raquel Barreto, historiadora da Universidade Federal Fluminense, conta que Lélia chega à militância mais velha que os demais. "Ela já chega com uma formação sólida, com reflexões construídas (a partir de 10:06 do arquivo acima).
Lélia de Almeida Gonzales foi uma pensadora bastante preocupada em produzir uma teoria para explicar relações raciais no Brasil, segundo a historiadora. "Uma pensadora da realidade cultural, social e política" (a partir de 11:33 do arquivo acima).
O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.