Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #43: As soluções para o racismo do mercado de trabalho

De Ecoa, em São Paulo

14/08/2021 06h00

"É muito difícil definir o racismo em uma única frase porque ele tem um processo histórico. O racismo institucional explica bastante coisa, mas é mais fácil explicar quando é parte da instituição, pois ele tira o peso do indivíduo e joga para a estrutura". Essa é a opinião do advogado especialista em Direito do Trabalho Raphael Vicente, coordenador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Neste episódio de Papo Preto ele conversa com o apresentador Yago Rodrigues sobre os desafios da raça negra para conseguir ocupar todos os espaços da sociedade a que tem direito, principalmente no mercado de trabalho.

Vicente diz que não há explicação da sociedade para a ausência de negros no mercado de trabalho formal, principalmente em cargos de liderança, que não passe pelo racismo. "Nos anos 90 a discussão era de que não tinha negro nas grandes empresas porque não tinha negro no ensino superior. Mas isso mudou, em 2014 já tínhamos mais de 2 milhões de jovens negros no ensino superior e eles continuam fora do mercado" (a partir de 22:47 do arquivo acima).

O advogado diz que estamos em um momento em que muitas empresas estão reconhecendo o racismo e vêm assinando compromissos para a promoção da diversidade étnico racial, mas que ocorre de forma muito mais lenta do que no setor público. "Há programas de ações afirmativas em todo o setor público desde 2012 e não tinha nada no setor privado", explica. "Isso chegou com mais força no ano passado a partir da tragédia com o George Floyd, a primeira grande manifestação mundial contra o racismo" (a partir de 26:40 do arquivo acima).

Além de uma mudança comportamental, Vicente diz que é preciso que os negros tenham acesso a recuros para serem vistos. "O negro não está no comercial de manteiga porque ele não tem recurso. Existe uma classe média branca que tem acesso ao recurso e está lá. É preciso ter um objetivo, a população negra precisa ter acesso a recursos ou vamos continuar no discurso. Imagine quando tiver mais negros no comando de agências publicitárias como vai ter mais representatividade na sociedade. Esse é o caminho que estamos tentando trilhar" (a partir de 45:11 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.