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ONGs lançam robô para avaliar condições das escolas na volta presencial

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Imagem: Getty Images

Carlos Madeiro

Colaboração para Ecoa, em Maceió (AL)

01/11/2021 06h00

As ONGs Transparência Brasil e Mapa Educação chamaram o Edu, um robô do WhatsApp, para ajudar a conhecer e avaliar a situação de estrutura das escolas públicas que retornaram com as aulas presenciais. A ideia é saber se elas têm infraestrutura e material adequado para prevenir o contágio da covid-19 e proteger alunos, funcionários e educadores.

O projeto é voltado às escolas públicas e é um complemento de outro, o VacinaEdu - uma plataforma que reúne dados da imunização de profissionais da educação.

"A ideia do chatbot surgiu porque nós queríamos fazer um relatório para analisar a infraestrutura escolar, saber se as escolas estavam preparadas para um retorno seguro", conta Manoel Galdino, coordenador da Transparência Brasil.

"Queríamos saber se a escola tem água, se essa água é potável, se tem pátio descoberto, quantas salas estariam disponíveis para avaliar se seria possível o distanciamento, a ventilação. E ainda queríamos informações sobre o uso de álcool em gel, e outros materiais de segurança", completa.

Censo defasado

Antes de pensar no projeto, segundo Galdino, a Transparência foi buscar informações no Censo Escolar, que é a principal fonte de informações de infraestrutura escolar. "Só que eles não atualizaram o serviço escolar para trazer informações relevantes sobre a pandemia. A base era a mesma, com as perguntas iguais às dos anos anteriores", relata.

A partir daí, o grupo conversou com gestores e descobriu outro problema: os dados não eram confiáveis. "Tinha escola que a gente foi visitar e a informação não batia com o que estava no Censo. Percebemos aí que a base principal de dados sobre as escolas públicas brasileiras não é 100% confiável, por isso não podemos sair dizendo que tantas escolas não têm isso, ou não tem aquilo porque a gente não pode conferir esse número", lamenta.

O questionamento então surgiu na cabeça de quem atuava para produzir o relatório: como fazer política pública sem ter as informações? "Daí que surgiu a ideia de fazer esse chatbot. Para lançar, a gente conversou com o pessoal do Mapa Educação, que é um parceiro nosso já de outras iniciativas, e eles gostaram da ideia e deram sugestões, contribuíram bastante para termos as perguntas adequadas", explica.

Galdino conta que, agora, a própria comunidade escolar vai passar as informações sobre como vem sendo a volta às aulas e sobre qual é a real infraestrutura das escolas, e as informações poderão enriquecer um banco de dados e dar um panorama mais real da situação atual.

"Podem participar do processo respondendo às questões estudantes, professores, funcionários, pais, mães e cuidadores dos estudantes. Até eventualmente um ex-aluno que acabou de sair da escola. Quanto mais pessoas utilizarem, mais informações teremos para subsidiar políticas melhores de retorno seguro às aulas", explica.

Se você faz parte de alguma comunidade escolar e quer contribuir com o levantamento de dados, pode clicar aqui e falar com "Edu". Vai abrir uma janela de conversa do whatsApp e, a partir daí, você irá interagir com o robô respondendo aos questionamentos que ele fará sobre as condições e instalações de sua escola.