Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #59: A falta de referências negras na literatura

De Ecoa, em São Paulo

11/12/2021 06h00

Filho de uma professora e diretora de escola, o escritor e roteirista Volp sempre encontrou dificuldade em encontrar referências negras nos muitos livros que a mãe levava para casa. Neste episódio de Papo Preto, ele conversa com Yago Rodrigues sobre a falta de negros na literatura e como ele está trilhando o seu caminho para tentar se tornar referência para futuras gerações.

"Temos pouca referência de pessoas pretas na literatura e a própria política do país considera e reforça a leitura como um comportamento de elite. Sempre li Machado de Assis, mas não sabia que ele era negro, a foto de referência nos livros não mostram. Tem pele clara, vestimenta de elite" (a partir de 5:06 do arquivo acima).

Volp diz estar cansado de ver pessoas brancas contando as histórias de preto, tratando personagens negros de formas tão estereotipadas. "Ainda assisto personagens pretos rasos, sem curva, que parece que estão ali só para cumprir a cota, mas ela não se desenvolve", diz.

"Somos muito distanciados de poder contar a nossa história para o mundo. A gente quer contar, queremos a oportunidade de falar e de sermos ouvidos" (a partir de 16:24 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.