Casal ucraniano resgata animais que não podem fugir da guerra
Tosya é um sucesso no TikTok. O vídeo do pequeno macaco comendo morangos se tornou um viral com mais de 53 milhões de visualizações. Tosya é um macaquinho macho que foi resgatado de um zoológico pelos veterinários Leonid e Valentina Stoynov. Um sucesso nas redes sociais, o casal de ucranianos têm feito um apelo também pelos animais que estão sendo afetados por ataques do exército russo.
A Rússia invadiu oficialmente a Ucrânia ontem (24) e deu início a uma guerra que se avizinhava desde o fim de 2021. Em meio às imagens de bombardeios e notícias de soldados mortos, o casal de veterinário usou as redes sociais para convocar à população ucraniana a não abandonar seus animais.
"Temos uma guerra em nosso país, mas continuaremos fazendo o nosso trabalho. Estamos aceitando animais que ficarem na cidade por não poderem ser levados para fora do país", disse Valentina, em um vídeo publicado nas redes sociais. Eles estão em Odessa, cidade que registrou 18 mortes após um ataque com míssil no primeiro dia de invasão.
Leonid e Valentina também alertaram os ucranianos para não abandonarem seus bichos de estimação. "Escrevam para nós que vamos ajudar. Traremos o animal para cá e faremos o que estiver ao nosso alcance", completou Leonid.
Assim que os ataques russos começaram, o cenário da capital Kiev foi de muito trânsito com pessoas se dirigindo às fronteiras mais próximas, como a Polônia.
A história de Tosya
Sucesso nas redes sociais responsável por alavancar o perfil do casal de ucranianos, Tosya é um macaco bebê que está sob supervisão e tratamento dos veterinários Leonid e Valentina.
Encontrado em um zoológico sofrendo maus tratos, Tosya foi resgatado quando o casal transportava um leão de 9 meses chamado Simba para um centro de reabilitação. Foi no mesmo zoológico de onde resgataram o pequeno leão que Leonid e Valentina encontraram Tosya, "um animal doente e infeliz".
"Tosya não é um animal de estimação. Ele é um garoto resgatado de um zoológico terrível. Foi tirado de sua mãe aos dois meses de idade e vendido para 'trabalhar'. Um macaquinho fofo que trouxe um bom dinheiro para o dono do zoológico", escreveram em sua conta oficial no Instagram. Por causa dos maus tratos, Tosya precisará de cuidados vitalícios. O casal assumiu a responsabilidade de cuidar do animal.
Como ajudar
Com muitas pessoas tirando dinheiro dos bancos, o governo ucraniano limitou o número de saques e compras com moedas estrangeiras. Para receber ajuda, o casal de veterinários disponibilizou uma campanha na plataforma Patreon, mas fez uma ressalva: "transferências internacionais regulares não são aceitas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.