Topo

Trago Boas Notícias #230: Giovanna Nader: os brechós são o futuro do mundo

Podcast Trago Boas Notícias é publicado de segunda a sexta, às 18h, no UOL e Spotify - Arte/ UOL
Podcast Trago Boas Notícias é publicado de segunda a sexta, às 18h, no UOL e Spotify Imagem: Arte/ UOL

Do UOL

04/03/2022 17h50

No episódio #230 do podcast Trago Boas Notícias, Edgard Piccoli conversa com a Giovanna Nader. Ela é consultora de moda sustentável e apresenta o programa "Se Essa Roupa Fosse Minha", no canal GNT. Nessa conversa, ela conta como começou a trabalhar com moda e sustentabilidade e fala um pouco sobre a importância dos brechós na cultura do consumo consciente.

A Giovanna começou a trabalhar na indústria tradicional de moda quando morou na Espanha. De volta ao Brasil, ela também conseguiu boas oportunidades em outras empresas. Mas ao mesmo tempo, ela questionava bastante os meios de produção. E, em 2013, começou a apostar em uma moda sustentável, com a criação de um projeto de troca de roupas em São Paulo. "Era um projeto onde as pessoas tiravam do armário o que não usavam mais, davam para a gente e a gente montava uma grande loja de troca, sem nenhum dinheiro envolvido. E começou a dar muito certo", contou (a partir de 1:15).

Ela disse também que sempre achou a moda um tema muito rico, que poderia ser usado como "um fio condutor para uma expansão de consciência para algo maior" (em 1:35).

Ouça a entrevista completa abaixo:

A Giovanna também contou que a primeira edição do projeto de trocas de roupa, chamado de Projeto Gaveta, deu muito certo. E desde então, já foram realizados mais de 15 eventos, com mais de 70 mil peças de roupas trocadas. "E quem participa do Gaveta uma vez é picada por um bichinho que entende essa questão da reutilização da roupa sem preconceito. É algo que veio junto com a moda sustentável" (em 4:50).

Além desse movimento das trocas, o nascimento da primeira filha motivou a Giovanna a se envolver cada vez mais com a moda consciente. "Eu comecei a ler que, quando a minha filha tivesse 30 anos, a gente teria mais plástico do que peixes nos oceanos. Ou que quando minha filha tivesse 30 anos, a Terra ia aquecer 2 graus Celsius, o que ia causar várias catástrofes. E eu pensei: gente, a geração impactada já está viva, está aqui nos meus braços. [...] e eu comecei a falar: bom, o que eu posso fazer?" (a partir de 7:16).

Ela também disse que está em nossas mãos mudar esse futuro e que estamos em uma década chave, "de 2021 a 2031 para a gente mudar o rumo das coisas. Porque não adianta mais a gente colocar uma esperança nas futuras gerações, né? Então assim: essa necessidade de urgência de mudança veio ainda mais agora" (em 9:20).

Sobre os brechós, a Giovanna acredita que eles são o futuro do mundo. E para ela, a roupa usada é a maneira mais sustentável de se consumir roupa no mundo. "Você está fazendo circular uma roupa que estava parada no seu guarda-roupa. Você está comprando algo que é mais barato, só de ser uma roupa usada, que já existe no mundo, que não está usando tecido novo, nem água, nem energia para ser produzida, já é por si só mais barata do que uma roupa nova. Ela tem um estilo único, eu acho que é muito mais interessante você descobrir o seu estilo através da roupa usada" (a partir de 10:55).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts. Você pode ouvir Trago Boas Notícias no UOL e também no Spotify. Novos episódios de segunda a sexta, às 18h.