Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #68: Música negra é arma na luta contra o racismo, diz professor

De Ecoa, em São Paulo

05/03/2022 06h00

A música africana é, mais do que uma forma de expressão, a principal via de comunicação entre negros que migraram para todos os continentes. E é sobre o poder e resistência da música afrodiaspórica que Yago Rodrigues conversa com o professor e pesquisador Rafael de Queiroz neste episódio de Papo Preto.

Queiroz diz que a música sempre foi um saber para os africanos, e ela foi usada como tecnologia para várias coisas. Ela não deixaria de existir mesmo com toda a violência da escravidão, com a desumanização de nossos antepassados. Ela funciona como essa liga entre as afro diásporas" (a partir de 12:08 do arquivo acima).

O pesquisador diz ainda que a música preta é, antes de tudo, a principal forma de comunicação entre os negros em diáspora pelo mundo e entre todos eles e a África, e defende que a cultura africana seja estudada nas escolas.

"A cultura é nosso sistema imunológico, a música é um desses elementos, talvez o mais importante. É preciso estudarmos a cultura negra nas escolas, mas não podemos cair nas armadilhas de olhar para ela com o olhar euro cêntrico, um olhar classista" (a partir de 16:22 do arquivo acima).

Rafael de Queiroz acredita muito na música preta e no poder que ela tem. "Ela pode ser um grande aliado das pessoas pretas em sua busca por uma vida mais digna nesse país e no mundo. Não é que ela sozinha vai vencer todo um sistema racista, mas a música é uma arma" (a partir de 28:25 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.