Topo

Plural é um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original


Papo Preto #70: os desafios dos negros no mercado de audiovisual

De Ecoa, em São Paulo

19/03/2022 06h00

Uma pesquisa sobre o mercado audiovisual brasileiro mostrou que foram feitos cerca de 240 filmes em 2021. Destes, apenas 4% tiveram diretores, produtores ou roteiristas negros. Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com o produtor Anderson Jesus, que está à frente de duas produtoras focadas na inclusão de profissionais pretos no mercado.

Anderson fala que essa não é uma profissão que "um moleque preto de periferia cresce sonhando em ter". "As pessoas pretas não se enxergam no audiovisual atuando e nem imaginam que podem trabalhar atrás das câmeras também porque é um mercado dominado pelos brancos e a formação é muito cara" (a partir de 04:47 do arquivo acima).

Apesar de não se enxergarem nessas posições, o produtor ressalta a importância de certos lugares serem ocupados por pessoas pretas. "Essas pessoas não conseguem ver o caminho por detrás das câmeras como viável, mas é o mais importante da estrutura do audiovisual, porque ele tem a caneta na mão. A pessoa pode evitar que bobagens sejam ditas, e muitas são ditas até hoje" (a partir de 06:44 do arquivo acima).

Anderson Jesus lembra que as novelas, há 70 anos, dizem para todos que "pretos são bandidos, criminosos, são as empregadas domésticas, os motoristas, entregadores, pedreiros ou os traficantes". "Isso tanto mina a autoestima do preto como "educa" o branco a olhar para o preto desta forma" (a partir de 23:56 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.