Topo

Ônibus vai levar banho e dignidade à população em situação de rua em SP

Ônibus vai oferecer banho em cabines privativas, toalha, kit de higiene, roupa e uma conversa - Arquivo Anjos da Cidade
Ônibus vai oferecer banho em cabines privativas, toalha, kit de higiene, roupa e uma conversa Imagem: Arquivo Anjos da Cidade

Tainara Rebelo

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

11/05/2022 06h00

Nos próximos dias, circulará pelas ruas da cidade de São Paulo um ônibus colorido que em vez de informar no letreiro o seu itinerário, vai dizer o que ele carrega. "Levando o amor" é o nome do ônibus-banheiro da ONG Anjos da Cidade, que desde 2013 atua em prol das pessoas em situação de rua em Santa Cecília, região central da cidade.

O ônibus vai levar a possibilidade de 100 banhos diários a este público, e é fruto de um sonho muito antigo da fundadora e responsável pela ONG, Andrea Pludwinski, de 53 anos.

Quem conta a história é a voluntária Flávia Wase, comunicadora e palhaça na ONG. Segundo ela, Andrea sempre teve um olhar voltado para as vulnerabilidades das pessoas que moravam nas calçadas no entorno da casa dela, no mesmo bairro onde o ônibus será instalado.

Mas foi aos 17 anos de idade que o projeto floresceu, quando ela convidou uma dessas pessoas para tomar banho e um café. "Quando os pais dela chegaram em casa, poderiam ter dado fim ao sonho e expulsado o senhor de casa. Mas eles a abraçaram, dando asas ao sonho da Andrea", relatou a voluntária.

Sonho realizado 30 anos depois

Mais de 30 anos se passaram e muita coisa aconteceu, mas o sonho de criar o ônibus nunca morreu. Em 2013, a ONG nasceu com o nome Anjos da Cidade, que atua em São Paulo doando comida, roupas e itens de higiene e também foca na recuperação e transformação dessas pessoas em clínicas de reabilitação.

ônibus banho - Arquivo Anjos da Cidade - Arquivo Anjos da Cidade
O ônibus banheiro deve começar a funcionar na capital paulista no dia 17 de maio, na praça Olavo Bilac
Imagem: Arquivo Anjos da Cidade

"A gente firmou um acordo com algumas clínicas para trocar uma vaga por 150 quilos de alimentos mensais, somando 3,5 toneladas todo mês que juntamos por arrecadação", conta Flávia. Desde então já foram 200 pessoas recuperadas, dentre elas, o atual companheiro da Andrea, o Anderson.

"Hoje ele integra a ONG que, toda terça-feira, reúne seus voluntários para levar 300 marmitas em três rotas pré definidas. "A gente não somente distribui as refeições, mas paramos para conversar. E quando a gente faz essa troca, ambos os lados melhoram, isso reflete na vida de todos os envolvidos", avalia.

Com data prevista para começar a funcionar na capital paulista no dia 17 de maio, na praça Olavo Bilac, o ônibus vai oferecer um banho de 6 minutos em cabines privativas. Antes, a pessoa vai receber uma toalha, um kit de higiene e uma roupa à escolha dela - dentre as recebidas por doação.

Banho, roupas, espelho e dignidade

ônibus - Arquivo Anjos da Cidade - Arquivo Anjos da Cidade
Andrea Pludwinski teve a ideia quando tinha 17 anos e realizou o sonho 30 anos depois
Imagem: Arquivo Anjos da Cidade

Após o banho, haverá uma sala para conversar com um voluntário. "Ocasião na qual ele pode revelar o sonho dele e nós tentaremos realizá-lo. Uma vez um senhor queria somente ver uma foto da filha em uma rede social, isso nós podemos fazer", explica Flávia. Depois de tudo isso, a pessoa descerá por um tapete vermelho, se olhará no espelho e poderá se enxergar como realmente é. Por fim, ela poderá tirar uma foto instantânea para guardar consigo e receber uma refeição preparada pela ONG.

O projeto pôde ser viabilizado por conta de um investimento vindo de um amigo de Andrea, que é da cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, onde o ônibus vai funcionar pela primeira vez, em 14 de maio. As regulamentações municipais foram conseguidas na câmara de vereadores e as doações vêm sendo feitas pelo site oficial da Anjos da Cidade, pelas redes sociais e pelos seus voluntários.

A Anjos da Cidade aceita todo tipo de doação e está sempre aberta a receber voluntários e patrocinadores, Neste momento, a adesão de psicólogos é uma prioridade para a ONG, por conta da pandemia a demanda de cuidados emocionais cresceu muito. Todas as informações sobre as doações, voluntariado e as ações podem ser obtidas pelo site da ONG e pelo perfil do projeto no Instagram.