"É preciso democratizar o mercado e a educação financeira", diz consultor
Desde 2012, o consultor financeiro Bruno Horta trabalha para instruir e ajudar as pessoas a guardar dinheiro e para desmistificar o mercado financeiro, fazendo com que as opções de investimentos cheguem a mais pessoas. Nesse episódio de Papo Preto, ele fala ao apresentador Yago Rodrigues da importância da educação financeira nesse processo todo.
"Já tem uma pauta acontecendo para que a educação financeira seja matéria obrigatória nas escolas. Quando educação financeira não é pauta, falar de dinheiro vira um tabu", diz ele a partir de 4:41 do arquivo acima. "Temos um problema na base, as crianças têm que se acostumar a falar sobre dinheiro e entender o valor do dinheiro."
Horta comenta a falta de diversidade nesse meio e a questão de, geralmente, as empresas de investimento terem maioria ou até mesmo a totalidade de funcionários brancos. "Nós temos um projeto para formar profissionais pretos dentro do mercado de assessoria de investimentos para que isso chegue a todos. É um trabalho de formiga, mas se cada um dá um passo nós vamos seguir. O mercado financeiro está agora se democratizando" (a partir de 15:52 do arquivo acima).
Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.