Topo

‘Treinão beneficente’ incentiva prática de exercícios e arrecada alimentos

Amigas de faculdade promovem treinos físicos em grupo no Parque da Independência, em São Paulo - Arquivo pessoal
Amigas de faculdade promovem treinos físicos em grupo no Parque da Independência, em São Paulo Imagem: Arquivo pessoal

Rayane Moura

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

13/06/2022 06h00

As profissionais de Educação Física Ana Carolina de Oliveira Leme e Bárbara Fracasso Silva, ambas com 26 anos, encontraram uma maneira saudável de fazer o bem e ajudar o próximo. As duas amigas criaram o 'Treinão do Bem', que promove treinos coletivos a preços simbólicos para grupos de pessoas, e todo valor arrecadado é revertido para doações a pessoas em vulnerabilidade social.

As duas se conhecem da faculdade e tiveram essa ideia em maio de 2019 para ajudar quem precisa atuando em suas áreas de formação. "Eu sempre participei de projetos sociais na escola e após o término da faculdade sentia a necessidade de continuar", explica Ana Carolina, que é personal especialista em treino funcional.

O projeto funciona da seguinte forma: todo o último domingo do mês, Ana e Bárbara se juntam para promover, no Parque da Independência, que fica em frente ao Museu do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, um treino funcional, coletivo e aberto ao público. Para participar, os alunos doam R$ 20, que são revertidos em doações. As amigas também aceitam quantia menor como contribuição ou alimentos não perecíveis.

"A prática de exercícios físicos é benéfica para todos os aspectos, sejam eles físicos, mentais, sociais. Se movimentar gera melhorias na saúde, qualidade de vida e bem estar. Além disso irá contribuir para o fortalecimento muscular, resistência cardiorrespiratoria, condicionamento físico, manutenção do peso, entre outros benefícios", diz Ana.

Parceria com instituições

treinão - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Com o dinheiro arrecadado, Ana e Bárbara compram alimentos e itens de limpeza e higiene pessoal para doar
Imagem: Arquivo pessoal

"No início do Projeto, com as doações, a gente comprava e preparava marmitas e lanches em casa para, em seguida, levar aos moradores de rua que vivem no Centro de São Paulo, na Praça da Sé. Ao chegar no local, a gente organizava uma fila e começava a distribuição", relembra ela.

Hoje, o Treinão Beneficente cresceu, e as amigas precisaram mudar de tática. "Nesse início de ano, devido ao crescimento do projeto, optamos por fazer parceria com outras mobilizações sociais, e a cada mês nos juntamos a um projeto diferente e levamos as doações arrecadadas. Dessa forma, podemos unir as forças e ajudar um número maior de pessoas, além de conhecer e vivenciar outras ações", conta Ana.

Desde o início do projeto, o Treinão Beneficente já ajudou cerca de 9 mil pessoas. "Com essa nova proposta, de nos juntarmos a outros projetos, que se deu início esse ano, desejamos convidar cada vez mais pessoas para doar fazer exercício com a gente e aumentarem as doações", completa Ana.

O projeto aceita doação de qualquer quantia em dinheiro ou de produtos, sendo alimento não perecível, itens de limpeza ou higiene pessoal. Os treinos costumam ocorrer todo último domingo de cada mês, mas uma semana antes, a data é informada pelas redes sociais do projeto, da Ana ou da Bárbara. Quem quiser participar, pode entrar em contato com elas pelas redes ou pelo whatsapp número (11) 96704-0864, fazer a doação e se inscrever para o treino.