App evita desperdício de 200 t de alimentos ligando clientes a descontos
O inconformismo do CEO de uma startup paulista com o desperdício de alimentos motivou a criação de um aplicativo que oferece produtos que seriam descartados por comerciantes a um preço mais em conta. Essa é a proposta do Food to Save. Em pouco mais de um ano em operação, o app já evitou que 200 toneladas de alimentos fossem desperdiçadas.
A Ecoa, Lucas Infante, CEO e cofundador da startup, explicou que teve a ideia ao perceber que o supermercado do qual era proprietário vivia desperdiçando alimentos no dia a dia. Olhando para aquela situação, resolveu se aprofundar no assunto e verificou que, na Europa, já existia uma grande movimentação contra o desperdício.
"Aqui no Brasil não havia nada semelhante. Diante desse cenário, enxerguei uma grande oportunidade de empoderar pessoas a lutarem contra o descarte de alimentos, ao mesmo tempo em que pudessem rever seus hábitos em relação ao consumo mais consciente. Assim, convidei meus sócios: Murilo Ambrogi, Fernando Henrique dos Reis e Guido Bruzadin para lutarmos juntos contra o desperdício de alimentos", contou.
O app oferece os alimentos que seriam descartados e liga pessoas que queiram pagar menos aos comércios que descartariam os produtos. Como o foco é evitar o descarte, o app acaba agindo nas duas pontas. Infante lembra que o cenário de insegurança alimentar no Brasil se agravou ainda mais com a pandemia da covid-19. Ele acredita que a Food To Save pode contribuir para aliviar o cenário crítico.
Doação para vulneráveis
"Além de darmos a opção para que as pessoas salvem alimentos deliciosos com até 70% de desconto, também levamos na essência da empresa o nosso lado social. Infelizmente, muitos vivem nas ruas em situação de extrema pobreza, e, devido a isso, lançamos uma ação social em parceria com a ONG Banco de Alimentos. Para cada marmita doada pelos nossos usuários, nós da Food To Save doamos outra. Já foram mais de mil sacolas doadas por clientes, e outras mil nossas", disse.
O modelo que o app propõe está ganhando cada vez mais aceitação entre comerciantes e clientes, aponta o CEO. Segundo ele, as pessoas estão muito engajadas na luta, e cada vez mais cresce a rede de foodsavers compartilhando suas experiências nas redes sociais.
"Recentemente, superamos a marca de 300 mil downloads do nosso aplicativo, que foi lançado no fim do ano passado, além de também já termos mais de 700 estabelecimentos parceiros nas regiões em que operamos, Capital Paulista, no Grande ABC, Campinas (SP) e recentemente, no Rio de Janeiro (RJ), além de, é claro, das 195 toneladas de alimentos já salvas. Tudo isso com pouco mais de um ano de operação", destacou.
Para usarem o app, clientes podem fazer os pedidos direto no site da foodtech, ou pelo aplicativo, disponível para Android e IOS. Basta inserir o CEP da residência na qual deseja receber os produtos ou retirá-los, e visualizar os estabelecimentos mais próximos que possuem sacolas disponíveis no dia.
De acordo com o que estiver disponível, a plataforma mostra o valor que deverá ser pago e o tipo de produto que irá na sacola surpresa, podendo o cliente escolher entre doce, salgada ou mista. Os comerciantes podem entrar em contato a plataforma pelos meios disponíveis no site ou redes sociais para cadastrar a parceria.
"Queremos expandir cada vez mais nossa parceria com a ONG Banco de Alimentos, e também intensificar nossas ações educacionais para conseguirmos conscientizar cada vez mais pessoas da necessidade de se engajar nesse movimento conosco. Pensar no próximo e ajudar quem precisa são atitudes simples e que podem mudar a vida de muitas pessoas", ressaltou.
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