Ação distribui 10 toneladas de alimentos para combater a fome em Pernambuco
O 'Semeando Amor' é um projeto pernambucano que atua em várias frentes de combate à fome. Semanalmente, distribui sopa e cestas básicas para 100 famílias de comunidades. Os voluntários arrecadam alimentos e oferecem refeições para moradores de rua. De acordo com a organização, 1.200 refeições são distribuídas por mês, são mais de dez toneladas de alimentos doados desde o início dos trabalhos.
Além do combate à fome, o projeto atua em ações solidárias pontuais, quando as demandas surgem provocadas por desastres naturais, por exemplo. Atualmente, estão arrecadando alimentos e outros produtos para levar a comunidades da zona da mata pernambucana, que está em calamidade por causa das chuvas
Ana Paula da Cunha Silva é coordenadora do projeto e explicou a Ecoa que a iniciativa nasceu da atitude de uma mãe, que no Dia das Crianças não tinha um presente para dar ao seu filho e nem para as crianças da sua comunidade. Ela decidiu buscar ajuda e pediu doações a familiares e amigos, e conseguiu arrecadar presentes.
"Essa foi a primeira ação. Depois percebemos que a fome nas comunidades era o principal problema. Atualmente, o projeto oferece em média 300 refeições (sopa e cuscuz recheado) semanais para os moradores de rua do centro do Recife e Jaboatão dos Guararapes, que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade", disse Ana Paula.
Sopa e cuscuz
Ela explica que a produção e montagem das quentinhas são realizadas no dia da ação visando a qualidade e conservação dos alimentos. O cardápio compreende sopa e cuscuz por se tratar de alimentos nutritivos de sustância e de fácil preparação.
"Na cozinha, são oito voluntários que iniciam suas atividades pela manhã nos preparativos de seleção, higienização, preparação e montagem das marmitas. Tudo é fruto de doações. Tem doações que vamos buscar na Ceasa ou no endereço dos doadores. Quanto à logística da entrega, contamos com a ajuda dos voluntários Fábio, Igor e Adriano, que disponibilizam tempo e veículos para realizar a entrega", contou.
Ana Paula lembra que as histórias que ouve durante as ações são impactantes. Certa vez, em uma das ações realizadas no centro do Recife, eles encontraram um idoso que dormia em uma ponte que corta a cidade e lhe deram sopa, Depois ofereceram o cuscuz para o seu café da manhã, mas ele pediu que entregassem a outra pessoa porque havia mais gente com fome.
"Outra cena marcante foi a de duas crianças de aproximadamente 6 a 8 anos de idade que estavam em frente à igreja se alimentando de casca de melancia", lembrou.
O 'Semeando Amor' tem intenção de expandir, visando o fornecimento de refeições diárias. O grupo busca parcerias para a construção de uma cozinha industrial. O trabalho também realiza ações na comunidade do Zumbi do Pacheco, com cine pipoca, entrega de sopa e cuscuz temperado, promove festas para as crianças e ações nas cidades do agreste e sertão pernambucanos.
o perfil do projeto no Instagram. Doações em dinheiro podem ser feitas por PIX: 81 987497987 ou 81 983734571 (chaves-celular).
Para saber mais, acesse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.