'Fez diferença': programa doa R$ 189 mil e impacta mais de 1.700 domésticas
Segundo maior grupo ocupacional do país, composto por 5,7 milhões de brasileiras - quase todas mulheres e com maioria negra - segundo o IBGE, as trabalhadoras domésticas foram uma das categorias mais vulneráveis à crise da covid-19. Enfrentaram, de um lado, desemprego e redução de salário,e, de outro, acúmulo de funções e exposição ao vírus na casa de patrões.
Leomar Maria Gomes, 61, moradora de Camaragibe (PE), atua como doméstica há oito anos e ficou sem trabalho em 2020. Felizmente, ela tinha se associado alguns anos antes ao Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco: "Fui muito bem acolhida, eu estava no fundo do poço e saí. Direitos que eu nem sabia que existiam eu aprendi ali. Depois veio esse [programa] da Veja ajudando as trabalhadoras domésticas e foi muito bom", disse a Ecoa.
Leomar se refere ao programa Veja com o Coração, iniciado em 2020 pela marca brasileira de produtos de limpeza Veja em parceria com a ONG Themis, que atua nas áreas de gênero, justiça e direitos humanos, e a Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas).
Entre 2020 e 2021, o programa beneficiou diretamente mais de 1.700 trabalhadoras domésticas com doações de vale alimentação, créditos de celular para acessibilidade digital e formações sócio-profissionalizante, de direitos humanos e trabalhistas.
Depois do curso, que incluiu um módulo sobre cuidados básicos com crianças e idosos, Leomar conseguiu uma recolocação profissional: hoje trabalha como cuidadora de um senhor de idade em Recife. "Levei meu certificado plastificadinho na minha bolsa e mostrei para a filha dele, que é médica. Esse curso fez toda a diferença na minha vida", contou.
Valorizando o trabalho doméstico
Segundo Lívia Berrocal, gerente de propósito na Reckitt Hygiene Comercial, multinacional que detém a marca Veja, a empresa começava a estruturar um projeto para apoiar as trabalhadoras domésticas, que compõem uma parcela expressiva do seu público, quando a eclosão da pandemia agravou a precariedade social e das condições de trabalho enfrentada por elas.
Com isso, decidiram inaugurar o programa com a distribuição de benefícios e se juntaram à Themis e Fenatrad para dialogar com as trabalhadoras e promover formações conectadas com suas necessidades.
As doações de cartões de alimentação e recargas de crédito no celular pré-pago beneficiaram mil trabalhadoras domésticas em vulnerabilidade social em dez municípios: Macapá (AP), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Recife (PE), Aracaju (SE), Campina Grande (PB), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Pelotas (RS) e Chapecó (SC). Segundo a empresa, a distribuição dos benefícios funcionou assim:
- 955 trabalhadoras receberam durante três meses de 2021 um cartão alimentação no valor de R$ 140,00 (totalizando R$ 420,00 para cada). A entrega de cartões em vez de cestas básicas foi pensada para que tivessem autonomia para escolher os itens mais importantes em suas casas, além de movimentar o comércio local;
- 500 trabalhadoras receberam por dois meses de 2021 uma recarga de celular de R$ 20,00 (totalizando R$ 40,00 cada) para que pudessem, por exemplo, buscar oportunidades de emprego ou fazer denúncias de violência doméstica;
- 45 trabalhadoras foram indicadas pela Fenatrad e pelos sindicatos da categoria para mapear as beneficiárias do projeto e realizar a entrega dos cartões alimentação e receberam uma ajuda de custo no valor de R$ 200,00 durante quatro meses de 2021 (totalizando R$ 800,00 para cada).
Outra frente importante do programa em 2021 foi a capacitação das trabalhadoras, que cobriu desde prevenção de acidentes domésticos e sustentabilidade, abordando temas como separação de resíduos e uso integral de alimentos, até questões trabalhistas, dando instruções de como estipular e negociar valores justos de remuneração, identificar e lidar com situações de abuso.
Foram 100 horas de curso de três meses de duração e certificação pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), concluídas por 75% de cerca de 750 trabalhadoras participantes. A formação foi realizada em formato on-line, em grupos de WhatsApp acompanhados por professoras. O conteúdo era apresentado em vídeo e as participantes interagiam respondendo a perguntas em áudios.
Além do foco nas trabalhadoras, o programa também quer contribuir para conscientizar a sociedade sobre o tema, promovendo a valorização e a visibilidade do trabalho doméstico.
Uma pesquisa realizada em 2021 pela Veja em parceria com a empresa de pesquisa Plano CDE, mostrou que mais de 70% das trabalhadoras domésticas se sentem inferiorizadas no local de trabalho.
No segundo semestre de 2022, o foco da Themis para o programa é a formação de lideranças para atuarem em defesa dos direitos das trabalhadoras domésticas. Já para 2023, planejam uma expansão do público das formações ocorridas em 2021.
"A gente tem essa visão de um mundo onde as mulheres sejam livres de quaisquer violências e as trabalhadoras domésticas estão com certeza num lugar de protagonismo nessa luta", disse a Ecoa a advogada Jéssica Pinheiro, coordenadora de projetos da Themis.
Edição especial de produto teve lucro de R$ 189 mil doado
Para financiar as ações do programa Veja com o Coração, a marca lançou em 2020 uma edição especial do Veja Multiuso, chamada de "Doe com Amor". O produto de limpeza ficou à venda de outubro de 2020 a março de 2021, e teve 100% de seu lucro doado.
O valor atingido foi de R$ 189.700,00 e custeou as doações de cartões de alimentação e recarga de crédito nos celulares realizadas pela Themis em parceria com a Fenatrad.
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