'Minutos do Bem' documenta a luta contra a fome agravada pela pandemia
Em meados de 2020, quando a população se fechou em casa para evitar a disseminação do vírus da covid-19, muitas pessoas se movimentaram para ajudar a população que havia perdido o emprego ou se encontrava em situação de vulnerabilidade social e tinha deixado de receber ajuda por conta do isolamento. O tempo passou e muitas dessas iniciativas permanecem nas ruas e suas ações foram eternizadas em gravações pelo projeto "Minutos do Bem".
Criado e idealizado em São Paulo pelo designer e videomaker Otávio Lima, de 30 anos, o 'Minutos do Bem' é uma série de vídeos curtos feitos para as redes sociais que mostram um pouco da atuação de grupos solidários nas ruas durante a pandemia. "Eles fazem um trabalho incrível e pouca gente estava podendo acompanhar. Como eu morava sozinho, resolvi me arriscar e acompanhá-los para contar um pouco dessas histórias e inspirar outras pessoas", contou Otávio a Ecoa.
O videomaker foi contatando os responsáveis pelos projetos e se convidando para gravar takes e entrevistas durante as ações. Empolgado com a ideia, o processo completo do primeiro vídeo, incluindo filmagem, entrevistas e edição, foi feito em tempo recorde: cerca de uma semana. Os vídeos seguintes ganharam ritmo e produção mais elaborada, e cada um levou cerca de duas semanas para serem finalizados.
Visibilidade e ajuda
Com o material pronto, Otávio marcava o perfil do projeto social e seus responsáveis nas redes sociais e, assim, mais pessoas podiam conhecer as iniciativas e contribuir. Com roteiro inovador e edições bem elaboradas, um minuto foi o suficiente para que cada projeto tivesse sua essência registrada e pudesse espalhar suas histórias. "De um lado, eu ficava satisfeito em estar fazendo aquilo que gosto e sei fazer: contar histórias. Do outro, os projetos sociais acabavam tendo um portfólio mais robusto para angariar fundos", explicou Otávio.
O Minutos recebeu ajuda de amigos e familiares para acontecer durante este tempo e, em oito meses, 18 projetos tiveram suas histórias gravadas. "Um projeto me apresentava a outro e logo uma rede do bem se desenhava, foi uma experiência incrível", lembra ele.
Para Otávio, a experiência de presenciar um momento histórico tão de perto contribuiu não só para sua carreira de videomaker, mas também para o engrandecimento pessoal. "Eu comecei a pensar no Minutos de uma maneira muito inusitada, observando uma lagarta de couve se desenvolver naturalmente dentro de um pote até virar borboleta. E foi ali que fiz a associação com o momento em que estávamos vivendo e a transformação pela qual estávamos passando", contou.
Audiovisual usado para o social
Em 2020, o Minutos do Bem fez uma pausa para reorganizar os projetos, mas no segundo semestre deste ano, Otávio vai retomar as gravações, que agora serão editadas em projetos mais longos, se aprofundando nas histórias dos seus personagens "Ainda temos muitas maneiras no audiovisual para falar do social sem colocar uma música triste e imagens de sofrimento. Meu foco nesse novo projeto vai ser contar essas histórias de outro jeito, ainda de maneira direta, mas com uma edição inédita", revelou.
Enquanto o novo projeto ainda não tem data para ser divulgado, o Minutos do Bem permanece ativo por meio da conta do projeto no Instagram ou pelo site profissional do Otávio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.