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Você sabe o que é pardo? Termo já foi usado para definir indígenas e negros

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Imagem: iStock

Giacomo Vicenzo

Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP)

30/08/2022 06h00

As equipes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já estão batendo de casa em casa para coletar informações para o novo Censo Demográfico. Entre elas, a autodeclaração sobre a cor ou raça de cada um da população, que pode ser: branca, preta, indígena, amarela ou parda.

No último caso, atualmente o termo "pardo" serve para identificar uma parcela da população negra (que representa a soma de pretos e pardos), mas os primeiros registros do uso foram para descrever os povos indígenas no Brasil.

O que é pardo e qual a origem do termo?

O termo pardo tem origem do latim pardus e do grego pardos. "É o que se chama de pantera macho, que tem uma cor nem tão escura, nem tão clara. Foi esse o nome que foi dado aos pardais, um tipo de pássaro oriundo do Oriente Médio e que chegou na América em 1850", explica o sociólogo Vítor Del Rey, presidente do instituto Guetto e professor visitante no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Del Rey explica que o termo está documentado nas primeiras cartas enviadas depois da chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500. Pero Vaz de Caminha, por exemplo, utilizou o termo para se referir aos indígenas que não eram nem tão escuros, nem tão claros.

"E acabou pegando para designar pessoas miscigenadas que não eram tão brancas e nem tão pretas, seja na mistura indígena, europeia ou africana", explica o sociólogo.

Esta classificação de cor no Brasil durou até o censo de 1890, quando foi substituida por "mestiço". Só voltou oficialmente com Getúlio Vargas, em 1940, e dura até hoje.

O termo 'pardo' chegou ao Brasil em 1850 - Reprodução - Reprodução
O termo 'pardo' foi usado logo nos primeiros anos de colonização
Imagem: Reprodução

Pardo como separação entre brancos e "não brancos"

Lançando um olhar histórico sobre o termo, é possível perceber que ele também era usado para distinguir brancos de quem não era branco. "Cria-se, então, a ideia de um grupo de humanos [brancos] e de sub-humanos [?não brancos?]", explica o doutor em antropologia (UFPE) cientista social (UFRN), Gilson José Rodrigues Junior.

O termo também foi uma forma de tentar deixar a população mais branca: ao mesmo passo que pardos ainda não eram considerados brancos, estavam mais distantes de serem negros, o que era almejado para que o Brasil fosse cada vez mais parecido com a Europa.

Luta para abolir o termo pardo

Na década de 1990, no entanto, o movimento negro estruturou uma grande campanha chamada "Não deixe sua cor passar em branco", que pretendia espalhar pelo país a ideia de que a quantidade de pessoas negras no país era muito maior do que a retratada pelos números de Censos antigos.

Por causa do racismo, indígenas e pessoas negras prefeririam se autodeclarar nos Censos em outras categorias raciais, o que criava uma descompasso entre os números oficiais e a realidade brasileira, afetando especialmente políticas públicas destinadas a essas populações.

"A categoria deveria ser abandonada e superada. Se não há categorias para brancos, não deveria existir para negros", diz o Gilson.

Já a indígena do povo Macuxi, Trudruá Dorrico, doutora em teoria da literatura (PUCRS), alerta que exista uma lacuna para o processo de racialização de povos indígenas.

"Embora tenhamos sido categorizados como pardos, nossa identidade foi historicamente negada e tratada conforme os interesses do Império e posteriormente da República. Fomos chamados de pardos, 'indios', negros da terra [esse proibido em 1755 pelo Diretório Pombalino], e novamente chamados de 'índios' sob o jugo de uma identidade homogeneizadora", aponta Dorrico.

'Embora tenhamos sido categorizados como pardos, nossa identidade foi historicamente negada', diz Trudruá Dorrico -  O Antagonista  -  O Antagonista
'Embora tenhamos sido categorizados como pardos, nossa identidade foi historicamente negada', diz Trudruá Dorrico
Imagem: O Antagonista

Dorrico enxerga que a categoria pardo é uma associação colonial que buscou generalizar a diversidade de povos existentes no que hoje chamamos Brasil, mas que ainda carrega traços, até mesmo no sistema do Censo Demográfico.

"A falta de informação combinada com a longa política indigenista de integração são barreiras para a autodeclaração indígena. Pois, o próprio Censo e os recenseadores têm engessado a imagem do 'indígena autêntico' como aquele vivendo na comunidade, na floresta e longe de qualquer convívio com a cidade", continua.

Há mais de oito décadas o termo pardo é usado como critério pelo IBGE, mas, para os especialistas, o termo pode ter chegado ao seu limite para descrever e explicar etnias de forma real no Brasil.

"O pardo já está deveras desgastado e as pessoas só o utilizam porque é um critério que o IBGE utiliza desde 1940. O termo foi utilizado erroneamente no período colonial para designar a cor de pessoas misturadas. Foi um termo abandonado, mas resgatado como resultado das políticas que valorizavam o mito da democracia racial", defende Del Rey.