Topo

Chega de lixo sonoro: ex- R.E.M é o primeiro a lançar vinil biodegradável

Michael Stipe canta no Webster Hall, em Nova York - Reprodução/Instagram/@becki17
Michael Stipe canta no Webster Hall, em Nova York Imagem: Reprodução/Instagram/@becki17

Redação de Ecoa, em São Paulo (SP)

01/09/2022 16h17

A banda de rock norte-americana R.E.M já emplacou vários hits que ganharam fama nos anos 1980 e 1990, fizeram uma plateia lotada cantar suas músicas no Rock in Rio em 2001 e agora um de seus integrantes vai marcar história mais uma vez.

Isso porque Michael Stipe, ex-vocalista da banda, será o primeiro artista da história a lançar comercialmente uma música em vinil biodegradável.

Sim, isso mesmo: Em vez de plástico (o material usado na criação de um vinil é PVC), o disco é feito de forma mais saudável para o meio ambiente, utilizando plástico biodegradável.

Ao todo, serão 500 cópias disponíveis, e a pré-venda começa hoje (2). Produzido por uma organização sustentável de música britânica, a Evolution Music, a proposta é produzir vinis sem utilizar combustíveis fósseis.

1 - Victoria Jones/PA Images via Getty Images - Victoria Jones/PA Images via Getty Images
Mike Mills (esquerda) e Michael Stipe, do R.E.M.
Imagem: Victoria Jones/PA Images via Getty Images

Todas as vendas serão revertidas para uma instituição de caridade, a EarthPercent, que trabalha com transição energética, justiça climática e proteção da natureza.

"Estou animado em trabalhar com eles nesse lançamento, mostrando inovações positivas através de ações. Apenas mostrar que esse tipo de solução é possível abre um caminho para um futuro melhor", afirma o cantor Michael Stipe.